A Nissan anunciou as traves-mestras do plano Ambition 2030, a estratégia de médio prazo com que pretende abordar o mercado automóvel. “Um mundo mais limpo, seguro e mais inclusivo” é o grande objetivo da fabricante, que pretende contribuir para viagens que ofereçam experiências confiantes, emocionantes e mais integradas, além de capacitar a sociedade para construir um ecossistema inteligente de mobilidade integrada. A Nissan tem como alvo tornar-se neutra em carbono ao longo do ciclo de vida dos seus produtos até ao ano fiscal de 2050.
A eletrificação é a peça central desta estratégia de longo prazo e a Nissan anunciou investimentos de 15,6 mil milhões de euros nos próximos cinco anos neste sentido. Nos planos, estão 23 novos modelos eletrificados, dos quais 15 novos 100% elétricos até 2030. Nos próximos cinco anos, prevê-se a introdução de 20 novos modelos totalmente elétricos e com motorização e-POWER, pretendendo-se aumentar o peso de vendas de eletrificação nos principais mercados (75% na Europa, 55% no Japão, 40% na China e nos EUA).
Para uma mobilidade segura, a Nissan quer continuar a evoluir as suas tecnologias de baterias de iões de lítio e introduzir tecnologia sem cobalto, com vista também a redução de custo em 65% até ao final do ano fiscal de 2028, além do veículo elétrico com tecnologia de bateria de estado sólido (ASSB) também até esse ano. Este tipo de baterias permite reduzir o tempo de carregamento para um terço e tem um custo por kWh mais baixo do que se consegue atualmente, explica o comunicado de imprensa. Globalmente, a capacidade de produção de baterias da Nissan deve subir para os 52 GWh até ao ano fiscal de 2026 e para os 130 GWh até 2030. A fabricante quer trazer a tecnologia ProPILOT a mais de 2,5 milhões de automóveis Nissan e INFINITI até 2026, bem como desenvolver tecnologias para automóveis autónomos e incorporar sistemas LIDAR de próxima geração em todos os novos modelos até 2030.
Com o objetivo de fomentar um ecossistema global, a Nissan vai estabelecer parcerias localmente e expandir o conceito de hub EV, o EV26Zero, para outros mercados, com um serviço totalmente integrado e que liga a mobilidade e a gestão energética com o objetivo de concretizar a neutralidade carbónica.
As instalações de renovação de baterias vão expandir-se para outros locais na Europa e EUA já a partir de 2022 e 2025, respetivamente, apoiando uma economia circular na gestão de energia. Outro objetivo passa por comercializar em grande escala os sistemas de Automóvel-para-Tudo (V2E, da sigla em inglês) e de baterias domésticas já a partir de meados desta década.
Financeiramente, a Nissan espera que o plano de transformação NEXT alicerce o negócio a longo prazo com uma margem de lucro operacional consolidada superior a 5%.