Segundo a mitologia grega, Parthenope é uma sereia submergida nas águas de Nápoles, que ao longo dos séculos enfeita a região com o seu espírito. Paolo Sorrentino, realizador napolitano de espírito inquieto, faz da sua Parthenope, acima de tudo, um ideal irresistível e insuperável de beldade. E o seu filme começa por ser isso mesmo: um ensaio sobre a beleza.
Porque, imagine-se, a beleza desta Parthenope é de tal forma irresistível que todos caem a seus pés, incluindo o irmão. O que tem toda a lógica, pois sendo sua beleza divina, só pode equiparar-se a algo que se pareça com um espelho. Afinal, como reza outro mito, o preço a pagar pela beleza extrema é, eventualmente, a impossibilidade de amar. Sorrentino segura bem o filme nessa primeira parte, em que parece querer levar o conceito de beleza suprema e irresistível a um limite – e, desse ponto de vista, o filme resulta, pois a figura e a interpretação de Celeste Dalla Porta, atriz em revelação absoluta, são mais do que convincentes.
Só que Sorrentino quer mais do que isso. Desenha uma personagem com todo o poder sedutor, mas que nem por isso toma partido da sua beleza de forma manipulatória. Além disso, é de uma inteligência enorme – ou não se tratasse de uma semideusa…
Como é habitual nalguns dos seus filmes, Sorrentino enfatiza a ação com grandes excessos e, por vezes, parece quase perder o controle – excessos menos controlados do que os do grego Yorgos Lanthimos (realizador de Pobres Criaturas). Neste caso, o filme ganharia se simplesmente levasse até ao fim a ideia de estudo sobre a condição feminina de uma mulher extremamente bela. Mas pelo caminho perde-se em episódios paralelos – alguns até de mau gosto, como a deriva noturna pelas ruelas de Nápoles pela mão de um mafioso. Do grande ensaio sobre a beleza que o filme parece propor, fica um espectro de memórias da juventude de uma personagem tão forte quanto intrigante, que chegou a ter o mundo a seus pés.
Parthenope > De Paolo Sorrentino, com Celeste Dalla Porta, Dario Aita, Antonino Annina e Margherita Aresti > 137 min