1. Apocalipse nos Trópicos
Depois de Democracia em Queda, o documentário que Petra Costa realizou para a Netflix, expondo o processo de impeachment de Dilma Rousseff, que lhe valeu uma nomeação para os Oscars, a realizadora volta à política brasileira. Apocalipse nos Trópicos, filme de abertura do Porto/Post/Doc, estreado em Veneza, documenta a crescente influência das igrejas evangélicas na política brasileira, tendo como protagonistas Jair Bolsonaro, mas também o atual Presidente, Inácio Lula da Silva. Batalha Centro de Cinema > 22 nov, sex 21h15
2. Salomé Jashi
O cinema georgiano tem vindo a ganhar crescente interesse a nível mundial, prova disso é o trabalho de Salomé Jashi, realizadora que o Porto/Post/Doc celebra nesta edição. Entre curtas e longas-metragens, serão exibidos oito filmes que, de alguma forma, tiram uma radiografia ao país, segundo diferentes prismas. A realizadora acompanha o festival e dará uma masterclass. Filmes > Batalha Centro de Cinema > 24 nov, dom 19h, 25 nov, seg 16h30, 27 nov, qua 22h e 28 nov, qui 21h30 > Masterclass > Auditório Ilídio Pinho – UCP > 27 nov, qua 18h30
3. A Europa não existe, eu estive lá
O Porto/Post/Doc propõe uma reflexão sobre a construção e a desconstrução da Europa, entre a realidade e o mito, com um programa completo, que abrange clássicos do cinema, como A Paixão de Joana D’Arc (1928), de Carl Dreyer, Padre Padrone (1977), dos irmãos Taviani, ou Landscape in the Mist (1988), de Theo Angelopoulos, mas também filmes mais recentes como The Song of Others, de Vadim Jendreyko. Isto além de dois debates integrados no Fórum do Real. Batalha Centro de Cinema e Passos Manuel > 23-29 nov
4. Lee Ranaldo
O músico experimental, conhecido com um dos rostos da lendária banda Sonic Youth, vai marcar presença no festival para apresentar dois documentários em que é protagonista: a longa-metragem Hello Hello Hello: Lee Ranaldo, Electric Trim e a curta Lee Ranaldo and the Dust: Blackt Out, ambas realizadas por Fred Riedel. Uma oportunidade para conhecer melhor esta figura central do rock independente norte-americano. Hello Hello Hello: Lee Ranaldo, Electric Trim + Lee Ranaldo and the Dust: Blackt Out (curta) > Passos Manuel > 28 nov, qui 21h30
5. Stop
Em julho de 2023, o meio cultural português ficou em choque perante o encerramento do Stop, antigo centro comercial da cidade do Porto, que albergava quase 500 artistas, em grande parte músicos. Jorge Quintela filmou o local e a sua atividade, para memória futura, num pequeno e incisivo documentário, Stop. Salas de Ensaio para um Materialismo Histórico, que tem a sua estreia mundial numa sessão especial do festival. Batalha Centro de Cinema > 27 nov, qua 21h
6. Sessões Planetário
O Porto/Post/Doc propõe-nos uma forma alternativa de ver cinema, fora do formato retangular standardizado. Servindo-se das instalações do Planetário da cidade, são propostas três curtas-metragens especialmente idealizadas para aquele espaço, onde habitualmente vemos estrelas e planetas: Dobrando Harmonias, de Ping Sheng Wu; Distopias Locais na Utopia Global, de Sergey Prokofyev; e Fumo e Espelhos, de Carlos Hurtado Múnera. Novas formas de fazer e de ver cinema. Planetário do Porto > 23 nov, sáb 17h30
7. Uma Alegoria Urbana
Alice Rohrwacher, realizadora italiana que o grande público poderá conhecer da série A Amiga Genial, faz uma impressionante curta de ficção, em parecia com o artista francês JR, em que revisita a Alegoria da Caverna de Platão, através de um olhar sobre o espetáculo multidisciplinar Chiroptera, de JR, Damien Jalet e Thomas Bangalter. Uma Alegoria Urbana passa na sessão de encerramento, juntamente com um dos filmes premiados do festival. Batalha Centro de Cinema > 30 nov, sáb 21h15
Porto/Post/Doc > Batalha Centro de Cinema, Passos Manuel e outros locais do Porto > 22-30 nov > €5, €2,50 (estudantes, maiores de 65 anos, desempregados e Cartão Porto) > programação completa aqui