O ADN deste festival estará sempre marcado pela vibrante Barcelona de meados dos anos 90, mas hoje é do mundo (já se realizou em 35 cidades de vários continentes), e Lisboa faz parte desse mundo desde 2022. A terceira edição do Sónar Lisboa é, dizem os organizadores, de “consolidação”. Desistiu-se de espalhá-lo por pontos distantes da cidade, como aconteceu na primeira edição, e as atividades estão todas concentradas, durante três dias (desta sexta, 22, até domingo, 24), na zona do Parque Eduardo VII.
O fundamental, a sua identidade, porém, mantém-se: um cartaz recheado com as mais variadas tendências contemporâneas, ou até já históricas (neste ano em que o techno de Berlim foi reconhecido, pela UNESCO, como Património Imaterial da Humanidade), de música eletrónica e um espaço aberto a conversas, debates, conferências e apresentações, que cruzam arte com criatividade e tecnologia.
Os concertos vão acontecer no Pavilhão Carlos Lopes; na Estufa Fria estará a instalação imersiva Marcos Límbicos, do coletivo português Zabra, e uma programação de workshops e de conversas integradas na conferência Future Days, sobre o futuro que nos espera em várias áreas.
No alinhamento, há muitos nomes promissores e uma atenção especial dada à produção nacional, entre os consagrados (Branko, Rui Vargas e Moullinex, por exemplo) e os emergentes (Iolanda, que irá representar Portugal, em maio, no festival da Eurovisão na Suécia, XEXA, Rita Maomenos, entre outros).
As atuações mais esperadas, entre concertos e DJ sets, serão as de Sevdaliza, artista iraniana e holandesa, a sempre surpreendente dupla belga 2manydjs (com Éclair Fifi e Erol Alkan como convidados), Bonobo (em versão DJ set), Tiga & Hudson Mohawke, o techno do alemão Paul Kalkbrenner, a jovem britânica Nia Archives, a canadiana Marie Davidson, o norte-americano Oneohtrix Point Never entre muitos outros – divididos, como sempre, em dois blocos: Sónar by Day e Sónar by Night.
Sónar Lisboa > Pavilhão Carlos Lopes e Estufa Fria > Parque Eduardo VII, Lisboa > 22-24 mar, sex-dom > €45 (diário, Sónar by Day ou Sónar by Night) e €245 (Passe VIP) > programação completa em sonarlisboa.pt