Desde 2022 que a Apple tem lançado quatro modelos de smartphones por ano – um iPhone ‘normal’, um iPhone Plus, um iPhone Pro e um iPhone Pro Max. Agora, um relatório da CIRP mostra que a escolha dos utilizadores recai preferencialmente sobre a versão de base do dispositivo. Desde o iPhone 14, de 2022, o modelo de entrada recolhe as preferências, de longe, dos utilizadores, contabilizando 45% das vendas totais do iPhone nos últimos três anos.
A lista segue com os modelos Pro Max, com 25% das vendas, e os iPhone Pro, que representam cerca de 20%. No final surge o iPhone Plus, que apareceu pela primeira vez no iPhone 14 Plus, com um total de 10%, noticia o portalYahoo.
A diferença nas vendas do iPhone 16 regular para o congénere Pro Max é de dois para um e ainda é maior para os outros modelos. O preço é um fator decisivo, custando menos 400 dólares do que a versão topo de gama e menos 200 dólares do que o iPhone Pro.
Outro fator apontado pelos utilizadores é a maior disponibilidade de cores brilhantes e vibrantes: o modelo de entrada surge com mais opções de escolha, enquanto os modelos Pro têm tons mais suaves. Por fim, os utilizadores não estão convencidos em pagar mais pelas características diferenciadoras das versões Pro, mesmo sabendo dos chips melhorados, das câmaras adicionais ou de uma melhor qualidade de construção.
Segundo vários rumores ainda não confirmados, a Apple pretende lançar o iPhone Air em 2025, que irá substituir provavelmente a variante Plus, será mais fina e poderá mudar a forma como as preferências dos utilizadores se distribuem a partir daí.