No Brasil, há um antes e depois de Graciella Starling. Até 2012, quando a designer natural de Itajubá, no Sul de Minas Gerais, fundou uma marca com o seu nome em São Paulo, ninguém usava chapéus como se fossem uma peça de arte. Foi, aliás, esta criativa de 42 anos, que desde miúda pedia à mãe para lhe fazer chapéus, a responsável pela introdução do termo alta chapelaria no mundo da moda no Brasil.
No Museu da Chapelaria, em São João da Madeira – que conheceu aquando de uma visita à fábrica Fepsa, líder mundial na produção de feltros –, a designer mostra 60 criações de seis coleções distintas (Carnaval, Big 5, Majestade, Valentes, Godness e Shadows). Em comum, têm o facto de serem feitos de forma manual, com materiais delicados como plumas, cristais, joias e muitos brilhos.
“A chapelaria é como um grande guarda-chuva. Dentro desse guarda-chuva cabem técnicas tradicionais como a blocagem, aramagem, fundição… Vamos diversificando em cima dessas técnicas, para evoluir. As minhas propostas passam sempre por trazer elegância e beleza à mulher”, resume Graciella Starling.
No museu, podem ver-se as tiaras coloridas de Carnaval, feitas de penas, metal e pedras, com as quais muitas celebridades têm desfilado em festejos exclusivos – como os bailes da Vogue Brasil, em São Paulo, que funcionaram durante mais do que uma década como mostra de tendências –, as máscaras Big 5, inspiradas nos cinco mamíferos mais perigosos de África, os modelos Majestade com detalhes em macramé que celebram as raízes da arte barroca mineira, ou os chapéus Valentes feitos de transparências.
As peças desenhadas pela designer têm sido usadas por artistas e celebridades brasileiras como Ivete Sangalo, Paula Fernandes, Adriane Galisteu, Larissa Manoela ou Cíntia Chagas. “A arte tem de tocar as pessoas”, reforça Graciella. A sua arte, não deixa ninguém indiferente.
Graciella Starling. A alta chapelaria do Brasil > Museu da Chapelaria > R. Oliveira Júnior, 501, São João da Madeira > T. 256 200 206 > até 30 jun, ter-dom e feriados 10h-12h30, 14h-17h30 > €3 > museudachapelaria.pt