Há uma comunidade criativa de artistas e artesãos a palpitar em Portugal e foi para lhe tomar o pulso que nasceu a Lisbon by Design.
Julie de Halleux, a belga apaixonada pelo design de interiores que trocou Bruxelas por Lisboa em 2013, levou adiante a sua curiosidade por esses artistas e artesãos e decidiu reuni-los, desafiando-os a criar peças que exploram as mais diversas técnicas manuais. Escolheu o Palacete Gomes Freire que, entre os dias 24 e 28, volta ser casa da feira anual para mostrar mobiliário, têxteis, cerâmica e instalações.
Entre os 19 nomes que vão estar por lá, incluem-se a Burel Factory, a Oficina Marques, a Galeria Analora que apresenta peça da artista Vanessa Barragão, a Fabricaal de Monsaraz (com curadoria de Felipa Almeida), Carolina Vaz e Martinho Pita.
A terceira edição da Lisbon by Design traz uma novidade: a Lisbon Design Week, com o objetivo de dar a conhecer aquilo que de melhor se faz em diferentes bairros da cidade, do Príncipe Real a Alcântara.
Apresentações, estúdios abertos, visitas guiadas e exposições são algumas das iniciativas que constam na programação que reúne 50 participantes. Um dos destaques desta semana é uma visita à galeria Novobanco, na qual será apresentada uma seleção de trabalhos de fotógrafos portugueses, como Nuno Cera, André Cepeda e Gabriela Albergaria, em diálogo com objetos.
A Lisbon by Design está inserida na programação paralela do ARCOLisboa, a feira internacional de arte contemporânea que regressa já esta semana, entre os dias 25 e 28, à Cordoaria Nacional.
Lisbon by Design > Palacete Gomes Freire > R. Gomes Freire, 98 > 24-28 mai, qua-sex 16h-21h (por convite), sáb-dom 10h-18h > €10 > lisbonbydesign.com