Numa discografia tão extensa como a dos Xutos & Pontapés, banda com uma carreira que já ultrapassou as quatro décadas, é sempre tarefa complicada eleger o melhor álbum. Gostos à parte, há, todavia, um que se destaca dos restantes, por ter sido aquele que elevou os Xutos ao estrelato nacional, depois de anos a batalhar no circuito mais underground do rock, onde eram já um verdadeiro fenómeno de culto. Trata-se, claro, de Circo de Feras – mas a banda fez questão de acrescentar o artigo “O” no título desta série de cinco concertos no Tivoli, em Lisboa: O Circo de Feras.
O disco será interpretado na íntegra, o que significa que vão ouvir-se temas como Contentores, Esta Cidade, Não Sou o Único, Vida Malvada ou Circo de Feras. Ou seja, canções que se tornaram parte da memória coletiva de todos nós e foram decisivas não só para a carreira dos Xutos como para a própria indústria da música em Portugal. “Foi um período muito intenso, com concertos por todo o País, que nos permitiram criar uma estrutura de palco só nossa e proporcionar o melhor concerto possível onde quer que tocássemos; no fundo, foi esse álbum que ajudou a transformar os ‘bailaricos’ de então nos concertos como hoje os conhecemos”, recorda Tim.
Lançado em fevereiro de 1987, Circo de Feras foi o terceiro álbum de originais da banda e o primeiro a ser editado por uma multinacional, a Polygram, à época liderada por Tozé Brito. A produção esteve a cargo de Carlos Maria Trindade, então membro dos Heróis do Mar, que abriu a sonoridade punk dos Xutos a outras latitudes, com os resultados que hoje se conhecem. Foi, aliás, dele a escolha de Contentores para abrir o álbum, como é recordado no primeiro volume da biografia À Minha Maneira, da autoria de Ana Ventura. Além dos Xutos, Tim, João Cabeleira, Kalú e Gui, o espetáculo contará também com a participação de um convidado especial sempre em palco: o guitarrista Tó Trips.
Xutos & Pontapés, O Circo de Feras > Teatro Tivoli BBVA > Av. da Liberdade, 182-188, Lisboa > T. 21 315 1050 > 2-4 nov, qua-sex 21h30, 5 nov, sáb 17h30 e 21h30 > €25 a €40