1. Artes Performativas
Dois espetáculos de companhias do Porto sobem aos palcos do Rivoli. A Instável apresenta, dias 21 a 23, a coreografia Lowlands, assinada por Helder Seabra, uma peça para oito intérpretes em que o criador mergulha abaixo do nível do mar, até às profundezas da mente. O novo espetáculo da Palmilha Dentada, 12 Efeitos de Luz, dias 19 a 23, é um monólogo escrito e dirigido por Ricardo Alves, à volta das luzes de cena, a que não faltará o habitual humor. Interpretado por Ivo Bastos, conta com músicas originais de Manel Cruz, Elísio Donas, Kinorm, Peixe e Nuno Prata.
2. Finissage
A nova performance de Guilherme de Sousa & Pedro Azevedo parte do universo Museu de Arte Contemporânea e explora os protocolos e padrões comportamentais associados a este espaço. A dupla juntou-se em 2016 e tem vindo a trabalhar os cruzamentos entre as artes plásticas e performativas. A apresentação será, dias 20 e 21, no Teatro Campo Alegre.
3. HHY & The Kampala Unit
O subpalco do Rivoli será ocupado, dias 21 e 22, pela formação de Jonathan Uliel Saldanha – na eletrónica e produção, enquanto a ugandesa Florence Lugemwa assume o trompete e o congolês Sekelembele a percussão. O concerto recriará o ambiente de um clube frenético, aberto a múltiplas influências, do dub ao techno.
4. Em família
Para o público familiar existirão duas propostas: Dual SIM, um espetáculo de circo contemporâneo da Erva Daninha, inspirado nas redes, formas e esquemas de partilha digital, interpretado por dois malabaristas (Filipe Contreras e Jorge Santos), apresentado no Palácio do Bolhão, dias 20 a 23; e Castor e Pollux, um espetáculo autobiográfico em busca das raízes da personalidade das criadoras e intérpretes, as irmãs Inês e Teia Campos, apresentado no café-teatro do Campo Alegre, nos mesmos dias.
5. Quintas de Leitura
Estão agendadas duas sessões especiais do ciclo poético, dias 19 e 20, no Coliseu, sob o mote do verso de Eugénio de Andrade, No teu rosto começa a madrugada. Nove diseurs e poetas (Maria do Céu Ribeiro, Rui Spranger, Joana Mesquita, Daniel Jonas, entre outros) declamarão poemas de nove autores de gerações diferentes, como Sophia de Mello Breyner, Manuel António Pina, Ana Luísa Amaral e Alberto Pimenta. A música estará a cargo dos Miramar, Yosune e Rui David. A imagem é de Mariana, a Miserável.
6. Poromechanics
A instalação visual criada por Catarina Miranda, exposta no Maus Hábitos entre dias 18 e 21, é uma coleção de videorretratos de coreógrafos, apresentados como oráculos, projetados numa escultura suspensa de uma baleia bicéfala. Entre o sonho e a alucinação, os artistas são retratados após terem sido induzidos a estados de imersão, para aceder às suas “caixas negras”.
7. Cinema
Serão exibidos, no dia 23 no Passos Manuel, três filmes desenhados para as plataformas online por duplas de cineastas e artistas: Ø ilha, de Cláudia Varejão e Joana Castro; Correspondência, de Pedro Neves Marques e Teresa Coutinho; e Lapso, de Sofia Arriscado e Costanza Givone. As curtas foram criadas no âmbito do projeto PAR(s) – Artes Performativas & Imagem Online, surgido durante a pandemia.
90º Aniversário Teatro Rivoli > Rivoli – Teatro Municipal > Pça. D. João I, Porto > T. 22 339 2200 > 18-23 jan > grátis > programação completa em teatromunicipaldoporto.pt