Nas mãos, Igor Gandra, diretor artístico do Festival Internacional de Marionetas do Porto, segura um exemplar recente da revista Art Press, com Johann Le Guillerm na capa. Incluído no acervo do recém-inaugurado centro de documentação FIMP, revela a importância das presenças internacionais nesta edição. Guillerm, elogiado pelo “trabalho singular, na categoria dos inclassificáveis”, apresenta-se pela primeira vez no Porto com Le Pas Gran Chose, uma conferência/performance em que desbobina teorias científicas mirabolantes. Dará ainda uma das masterclasses para profissionais e público interessado.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2021/10/211013_%C2%A9meinhardt-krauss-1-1-1600x900.jpg)
Nesta edição do FIMP, sob o tema Perpétuos Efémeros – Ciências e Políticas da Matéria Animada, os trabalhos “têm como denominador comum a ideia da passagem do tempo e da efemeridade enquanto matéria do próprio teatro”, sublinha Igor. As propostas são muito distintas. Com os olhos postos no futuro, Robot Dreams, dos alemães Meinhardt & Krauss, fala-nos da emergência da Inteligência Artificial, cruzando bailarinos e tecnologia. Um dispositivo mais simples é usado por Léa Drouet em Violences, uma “peça que é um murro no estômago” sobre o “efeito de sideração que as imagens de violência produzem”.
Já em Forecasting, Barbara Matjevic recorre às imagens projetadas de um computador portátil como extensão do corpo, numa curiosa experiência híbrida. Miet Warlop regressa ao Porto com Big Bears Cry Too, a sua primeira peça para o público mais jovem – outras reforçarão a oferta para os mais pequenos –, mas igualmente divertida e desconcertante. No Coliseu do Porto, haverá dois cineconcertos, dedicados à obra da realizadora de animação Lotte Reiniger, com interpretação ao piano de Filipe Raposo. Modelos mais tradicionais, como os clássicos bonecos de Santo Aleixo e os Dom Robertos, mantêm a sua presença no festival.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2021/10/211013_%C2%A9Yelena-RemetinX--1600x1067.jpg)
Festival Internacional de Marionetas do Porto > Teatro Municipal Rivoli, Teatro Municipal Campo Alegre, Teatro Carlos Alberto, Coliseu do Porto, Casa da Música, Teatro de Ferro, Sonoscopia, Central Elétrica, Metro do Porto e Teatro Municipal Constantino Nery > Porto e Matosinhos > T. 22 332 0491 > 15-24 out
grátis a €12 > www.fimp.pt/