Enquanto os cinemas não reabrem, a Medeia avança para a quarta fase do programa Raridades, da Quarentena Cinéfila. Mais uma vez, os filmes são disponibilizados, de forma gratuita e por tempo limitado, no site da distribuidora.
O programa inicia-se em grande estilo com Labirinto Infernal (1956), uma das grandes obras da fase mexicana de Luis Buñuel. Trata-se de uma adaptação do conto homónimo de José-André Lacour protagonizada por Simone Signoret e Michel Piccoli. Segue-se O Rio (2018), de Emir Baigazin (filme vencedor do LEFFEST nesse ano), da autoria de um dos mais badalados realizadores cazaques da atualidade; um filme rural de grande intensidade estética.
O Bosque dos Quicôncios (2016), por seu lado, é a primeira obra realizada pelo ator francês Grégoire Le Prince-Ringuet, que contou com produção de Paulo Branco e esteve presente no festival de Cannes. Uma história de encontros e desencontros amorosos ao bom estilo francês. O programa termina com uma obra prima: Helena e os Homens (1956), de Jean Renoir, aquele a que Jean-Luc Godard chamou o mais “mozartiano” dos filmes do realizador.
A Medeia aproveitou ainda a quarentena para lançar uma caixa de DVD com quatro filmes recentes de François Ozon, um dos mais controversos realizadores do cinema francês, além do clássico O Carteirista, de Robert Bresson.
Veja o trailer de O Bosque dos Quincôncios
Quarentena Cinéfila > medeiafilmes.com > 18 mar-1 abr > grátis