Dura praticamente todo o mês de dezembro a celebração do solstício de inverno, que se assinala de 21 para 22 deste mês, também conhecido como o dia mais curto. Ora, mesmo em ano de pandemia, a Agência da Curta Metragem volta a celebrar a data com a exibição de curtas, para todas as idades, em 19 localidades do País (apesar de tudo, em bem menos do que em anos anteriores): Aveiro, Barcelos, Elvas, Faro, Figueira de Castelo Rodrigo, Guimarães, Horta, Leiria, Lisboa, Odivelas, Ovar, Ponta Delgada, Porto, Ribeira Grande (Açores), Setúbal, Tomar, Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão e Vila Real.
Um dos destaques desta edição de O Dia Mais Curto será a estreia em sala (nos cinemas Ideal, em Lisboa, e Trindade, no Porto), a partir do dia 17, de quatro obras de Regina Pessoa. Em várias sessões, intituladas Quatro Janelas Discretas para o Mundo de Regina Pessoa, com a duração de 37 minutos, lembra-se a carreira de 20 anos da autora portuguesa, uma das mais premiadas no cinema de animação, desde o seu primeiro filme, A Noite (1999), passando por História Trágica com Final Feliz (2005), Kali, o Pequeno Vampiro (2012) até ao mais recente, Tio Tomás, a Contabilidade dos Dias (2019), premiado com o Annie Award no início de 2020.
“A ideia é levar a curta-metragem um pouco por todo o lado”, diz Miguel Dias, diretor do Curtas Vila do Conde, dando o exemplo de bibliotecas e casas de cultura onde a iniciativa vai chegar, com a exibição de filmes a pensar quer no público infantil, na secção Amiguinhos e Curtinhas para Todos (inclui Estória do Gato e da Lua, de Pedro Serrazina, Alguma Coisa, de Elena Walf, ou, entre outras, Sinais de Trânsito, de Vincent Gallagher), quer nos adultos.
Nas Novas Curtas Portuguesas, por exemplo, salienta-se as produções Bustarenga, de Ana Maria Gomes; Nestor, de João Gonzalez; Nha Mila, de Denise Fernandes; e O Cordeiro de Deus, de David Pinheiro Vicente. Na secção Curtas do Mundo, serão exibidas seis curtas internacionais, entre as quais, Não Estamos Perto de Ser Super-Heróis, de Lia Bertels (Bélgica/Portugal), e Altötting, de Andreas Hykade (Portugal, Alemanha, Canadá).
A partir deste domingo, 6, também a plataforma Filmin terá disponível grande parte das curta-metragens realizadas pela dupla João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2020/11/BUSTARENGA_STILL_00-1600x896.jpg)
O Dia Mais Curto > várias cidades de todo o País > 1-21 dez > grátis a €4 > programa completo em odiamaiscurto.curtas.pt