Durante três décadas foi um dos mais icónicos rostos do cinema francês, tornando-se conhecida do público após a sua interpretação em O Último Ano em Marienbad, de Alain Resnais, em 1961. Mas tornou-se também um dos maiores símbolos do movimento feminista em França, concretizando-se na sua colaboração com realizadoras como Chantal Akerman ou na fundação do Centro Audiovisual Simone de Beauvoir, em 1982, com Carole Roussopoulos e Ioana Wieder. Delphine Seyrig é a grande homenageada da 21ª Festa do Cinema Francês, com uma retrospetiva, preparada em parceria com a Cinemateca.
O ciclo inclui filmes marcantes em que participou, como Muriel, de Alain Resnais, Casa de Bonecas, de Joseph Losey, Beijos Roubados, de François Truffaut, ou La Musica, de Marguerite Duras e Paul Seban. Mas também a totalidade das obras por si realizadas (sobretudo documentários e curtas-metragens), com destaque para As Três Portuguesas, feito com Carole Roussopoulos e Ioana Wieder, sobre as “Três Marias” (Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa).

A programação da Festa, como é hábito, inclui muitas antestreias. Logo na abertura, Miss, o novo filme do luso-francês Ruben Alves, o realizador de A Gaiola Dourada. Há uma predominância de comédias, mas também um promissor filme de época, De Gaulle, o retrato do general que conduziu França no pós-guerra, realizado por Gabriel Le Bomin.
Na secção Primeira Chance, uma seleção de filmes franceses ainda sem distribuição em Portugal. E, em Segunda Chance, filmes que foram estreados em 2020 mas que tiveram a exibição interrompida por conta da pandemia Covid-19. É a derradeira oportunidade para ver em sala grandes obras como Retrato da Rapariga em Chamas, de Céline Sciamma; Os Miseráveis, de Ladj Ly; ou J‘Accuse, de Roman Polanski.

21ª Festa do Cinema Francês > Cinema São Jorge e Cinemateca Portuguesa, Lisboa > 8-21 out > Auditório Municipal Eunice Muñoz, Oeiras > 15-18 out > Fórum Municipal Romeu Correia, Almada > 14-18 out > Teatro Académico Gil Vicente, Coimbra > 21-24 out > Teatro Rivoli e Cinema Trindade, Porto > 29 out-4 nov