O novo espetáculo do Teatro Experimental do Porto, uma coprodução com o Teatro Nacional São João, propõe um novo olhar sobre Antígona, socorrendo-se do imenso material escrito sobre a peça de Sófocles – entre outros, os textos de George Steiner, Judith Butler, Slavoj Žižek e María Zambrano, mas também os de Sara Uribe, Eduarda Dionísio, Júlio Dantas, Jean Anouilh ou António Pedro. “O nosso processo de trabalho começou em outubro de 2019 com uma residência artística em que um grupo de artistas convidados pelo TEP se reuniu à volta de diversos textos produzidos a partir do mito de Antígona”, descreve Gonçalo Amorim, o encenador, no programa de A.N.T.Í.G.O.N.A (sigla de Ainda Não Temos Imagens de Guerra Onde Nasça o Amor).

Questões como a democracia, a cidadania, a justiça e os direitos humanos ganharam uma urgência na atualidade que tornaram premente o regresso a este clássico da dramaturgia universal. Uma peça com um cunho “polissémico, reforçado pela colaboração criativa de uma equipa multifacetada de artistas” – Cárin Geada, Carolina Dinis, Catarina Barros, Isabel Costa, Luísa Sequeira, Matilde Gandra, Marta Figueiredo, Mia Tomé, Pedro Vilela, Raquel S., Sama e Susana Paixão. “A vontade de fazer uma resgaturgia e transdeleitura de Antígona surgiu da força multifacetada que constitui a nossa equipa, que nas leituras e análise artística e política destes materiais, assim como na variedade de técnicas que dominam, arriscou uma tomada de posição, procurando mais uma vez (…) conseguir um processo e um fazer taumatúrgicos: resgatando Antígona, deleitando-se nas ideias, nas imagens, e transformando a realidade”, conta Gonçalo Amorim. A.N.T.Í.G.O.N.A é, neste caso, um coletivo de ativistas multidisciplinar que procura acabar com o capitalismo, usando as receitas de uma exposição, patente no átrio do Teatro Carlos Alberto e no interior da sala, para alimentar as ações revolucionárias. E, em nome da luta, todos os sacrifícios são possíveis.
A.N.T.Í.G.O.N.A > Teatro Carlos Alberto > R. das Oliveiras, 43, Porto > T. 22 340 1910 > 16-19 set, qua-sex 21h, sáb 19h > €10