1. Arte num Minuto
No site do Museu Calouste Gulbenkian, de dois em dois dias, e ao longo das próximas semanas, é lançado um vídeo curto de 60 segundos, onde se dá a conhecer algumas das obras mais importantes da Coleção Moderna e da Coleção do Fundador. São, ao todo, 60 obras, o equivalente a uma hora de arte. A iniciativa tem por base o programa Arte num Minuto da RTP, lançado em 2016, no âmbito das comemorações dos 60 anos da Fundação Calouste Gulbenkian, e põe à disposição de todos, micro-histórias sobre as mais diversas peças, da pintura ao azulejo, e artistas, como Lourdes de Castro, René Lalique, Rembrant ou Júlio Pomar. Disponível no site, está, também, a visita virtual ao museu que permite explorar as várias salas e peças, sem interrupções.
2. (Re)ver concertos e espetáculos
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2020/03/DSC_1957_1600x1000-1-1600x1000.jpg)
A atuação da Orquestra Gulbenkian e do pianista Menahem Pressler, em 2008, durante o festival Pianomania, o recital de piano de Beatrice Rana ou a interpretação de War Requiem, de Benjamin Britten, pelo Coro e Orquestra Gulbenkian, são alguns dos concertos que a Fundação Gulbenkian está a lançar no seu site. Todas as terças-feiras, são publicados dois vídeos que ficam disponíveis durante um mês, uma oportunidade para ver ou rever estes e outros espetáculos, como a Paixão Segundo S. Mateus, com o Coro e a Orquestra Gulbenkian dirigidos por Michel Corboz, para ouvir por altura da Páscoa.
3. Uma playlist para todas as ocasiões
De Singin’in the Rain, cantado por Gene Kelly, ao primeiro ato da ópera Tosca, de Giacomo Puccini, da música do acordeonista português João Barradas às peças clássicas de Chopin, as playlists da Gulbenkian no Spotify são uma caixinha de surpresas. Entre as várias listas disponíveis, exploram-se os instrumentos de uma orquestra, compositores e estilos. Boas bandas sonoras, portanto, para diferentes estados de espírito.
4. Uma viagem musical pela Europa
Na página de Facebook da Fundação Calouste Gulbenkian, todos os dias, às 19 horas, é partilhado um concerto em grandes salas de espetáculos europeias. Nesta viagem musical, por cerca de 20 auditórios pertencentes à rede ECHO (European Concert Hall Organization), de que a Gulbenkian também faz parte, assiste-se a atuações de orquestras, coros, maestros e agrupamentos musicais internacionais, sem sair de casa.
5. Atividades educativas
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2020/03/DSC_4861_1600x1000-2-1600x1000.jpg)
Para crianças dos seis aos 12 anos, a Gulbenkian disponibilizou vários vídeo tutoriais ligados ao livro e à ilustração, com atividades que ensinam a escrever uma história, a ilustrar e a construir diferentes tipos de livro. Os tutoriais estão divididos por vários episódios e permitem descarregar o guião de cada exercício.
www.gulbenkian.pt > facebook.com/gulbenkianmusica > facebook.com/fundacaocaloustegulbenkian