A festa do 88º aniversário do Rivoli reflete aquilo que tem sido a programação pluridisciplinar do teatro municipal do Porto, onde tanto cabem artistas de renome internacional como jovens valores da cidade. A dança ocupa um lugar de relevo, destacando-se a estreia nacional de aSH, peça do francês Aurélien Bory feita para a bailarina Shantala Shivalingappa, cuja formação passou pela dança indiana clássica mas que, entretanto, trabalhou com referências como Maurice Béjart, Peter Brook e Pina Bausch.
Os festejos concentram-se neste sábado e domingo, dias 18 e 19, em vários espaços do teatro. Ao pequeno auditório sobe o espetáculo Little B, nova criação do Visões Úteis, inspirado na biografia do ator Mário Moutinho. A companhia belga Laika ocupa o foyer com uma pequena peça, Narrow, sobre a convivência cómica de duas personagens numa casa minúscula. No mesmo local estará a instalação musical Phonopticon, criada pela Sonoscopia. Já o subpalco acolherá Crisálida, espetáculo de circo contemporâneo de Daniel Seabra, e a música do percussionista iraniano Mohammad Reza Mortazavi.
O programa conta com ainda com propostas dos Jovens Artistas Associados do Teatro Municipal do Porto: a performance Horto – Uma forma que vem do toque, da dupla Guilherme de Sousa e Pedro Azevedo, instalada no foyer; e o espetáculo de dança Marengo, de Ana Isabel Castro, no café do Rivoli. A fechar a festa, no café, atua King Earthquake com o sound system nacional Mystic Fyah, um tributo da Favela Discos às sonoridades da cultura dub.
88º Aniversário do Rivoli > Teatro Municipal Rivoli > Pç. D. João I, Porto > T. 22 339 2201 > 18-19 jan, sáb 14h30-23h30, dom 11h30-17h30 > grátis (mediante levantamento de bilhete, sujeito à lotação das salas) > informações: www.teatromunicipaldoporto.pt/