![filho da mae_por renato cruz santos_3_web.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/10/9349803filho-da-mae_por-renato-cruz-santos_3_web.jpg)
Filho da Mãe partilha o palco do Jardim D. Luís, esta quinta-feira, 30, com Ricardo Martins e Miguel Borges
Renato Cruz Santos
Desde o seu surgimento, em 2009, o Festival Silêncio tem-se assumido como um acontecimento ímpar em Lisboa, enquanto momento de celebração da palavra como elemento primordial da criação artística. A partir desta quinta, 30, e até domingo, 3 de julho, serão diversos os locais do Cais do Sodré, entre ruas e espaços comerciais ou culturais, que irão receber mais de uma centena de atividades multidisciplinares envolvendo cinema, performance, debates, artes plásticas, conferências e concertos, num claro convite à participação, experimentação e criação por parte do público. No que à música diz respeito, o eixo central das atuações é o palco do Jardim D. Luís, onde, entre muitos outros, irão passar nomes como Filho da Mãe & Ricardo Martins + Miguel Borges (esta quinta, 30), Lavoisier e Cachupa Psicadélica (esta sexta, 1 de julho), Aline Frazão, Samuel Úria (sábado, 2) ou Old Jerusalem e Lula Pena (domingo, 3). De destacar ainda o ciclo Poesia e Música, a ter lugar durante os quatro dias de festival, que replica no palco da Rua Cor de Rosa os encontros Poetas do Povo, juntando poetas, músicos e artistas de spoken word. Em paralelo, haverá também espetáculos de música em locais como o bar Viking, galeria GivLowe, Sabotage Club, Lounge, Café Tati, Arco da Velha, Ângulo, Castro Beer e Musicbox, onde terão lugar os já célebres “Bate-Papo”, que juntam dois artistas em palco para uma conversa como se estivessem numa mesa de café – são eles Diego Armés e Duquesa, na sexta, 30 e L-Ali e Mike El Nite, no sábado, 1.
Uma das novidades deste ano do Silêncio é a inclusão no programa de dois ciclos temáticos, um para prestar homenagem à escritora e artista plástica Ana Hatherly e outro que falará sobre os múltiplos significados da palavra Fronteiras. A exemplo de outros anos, o festival contará também com uma Feira de Edição Independente.
Festival Silêncio > Vários locais no Cais do Sodré, Lisboa > 30 jun-3 jul, qui-dom 17h > entrada livre