
Embora falado em inglês, Ensurdecedor foi o primeiro filme norueguês a marcar presença no festival de Cannes desde 1979
Um pai desesperado com as dificuldades de comunicação com o seu filho adolescente decide entrar no seu universo e criar uma personagem num desses arrevesados jogos online, para assim conseguir alguma interação com o filho. Demora longos dias a conceber tudo. Quando finalmente se julga preparado, entra em cena e vai de encontro à personagem do filho. Mas o feiticeiro, que o filho comanda, sem hesitar, dirige-se a si e dá-lhe um golpe mortal com a sua espada afiada. Game over.
O cinema de Joachim Trier é feito de histórias bem contadas, por quatro personagens densas, interpretadas por magníficos atores. E nada mais se pede. Isabelle, por Isabelle Huppert, acaba por ser o motor do enredo. Mas funciona mais na sua ausência: é uma fotógrafa de guerra que não resiste à paz, o silêncio quotidiano da sua vida em casa torna-se mais difícil de enfrentar do que as bombas no Médio Oriente. Apesar de Ensurdecedor estar bem dividido entre as quatro personagens, inevitavelmente, Conrad, o filho adolescente, atrai o foco principal, em parte pelo seu silêncio ensurdecedor, num mundo íntimo, pleno de contrastes, que só começa a ser revelado com a chegada do irmão, Jonah.
E é até mesmo por Jonah que começa o filme, logo no pré-genérico, numa peça solta de um puzzle narrativo, que só se encaixa muito mais à frente: a cena do nascimento do filho, que Trier faz subtilmente coincidir com uma promessa de infidelidade. Se, em Conrad, há um estado de crisálida à espera da metamorfose, em Jonah há uma dificuldade em aceitar as asas. Tudo isto é centrado no pai, passivo e omnipresente, num magnífico papel de Gabriel Byrne. Num registo sóbrio e subtil, vive num estado dilacerante, entre a judaico-cristã assunção de culpa e a passividade perante o desmoronamento do universo em redor. Trier soube construir um puzzle familiar, numa história de crescimento em várias fases da vida.
Ensurdecedor > de Joachim Trier, com Jesse Eisenberg, Gabriel Byrne, Isabelle Huppert, Amy Ryan > 109 min