A voz calma e pausada de Cleo Johnson (Moses Ingram) há de acompanhar-nos ao longo da história. Ela é A Mulher no Lago e em poucos segundos dá-nos as primeiras pistas para o enredo desta minissérie de sete episódios protagonizada pela atriz Natalie Portman.
Baseada no romance homónimo da escritora e jornalista americana Laura Lippman, a história desenvolve-se na cidade de Baltimore dos anos 60, onde reinavam a desigualdade, o preconceito e a discriminação entre brancos e negros. É neste contexto, no dia de Ação de Graças de 1966, que desaparece a pequena Tessa, uma menina judia apaixonada por cavalos-marinhos. O acontecimento dita uma mudança abrupta em Maddie Schwartz, a personagem de Natalie Portman, uma mulher judia e infeliz no casamento que fica obcecada com esta morte não resolvida e decide abandonar o marido (Brett Gelman), tentando reinventar-se como jornalista de investigação. Outra morte, a de Cleo Johnson, uma mãe que luta para sustentar os seus filhos e reivindicar os seus direitos enquanto mulher negra, alimenta a obsessão de Maddie para resolver estes crimes.
Realizada por Alma Har’el (vencedora do prémio de Melhor Realizador Estreante de uma Longa-Metragem para Cinema do Directors Guild Awards com Honey Boy), esta minissérie é um thriller com laivos noir que prende o espectador através da jornada frenética de Maddie, cujas ações alimentam a trama de suspense.
A personagem principal reflete a sociedade existente na altura – o que se esperava das mulheres não era o que elas aspiravam ser, uma ideia com a qual somos confrontados ao longo dos episódios. Enquanto judia, vai quebrando regras, dos cigarros ao amante, o polícia negro Ferdie Platt (Y’lan Noel), passando pelo passado secreto que tenta esconder, mas com o qual se vê confrontada (mostrado em flashbacks ao espectador).
A música, tal como a voz de Cleo, acompanha a narrativa. Incluímos as sequências cantadas e dançadas no baú das surpresas, assim como outras personagens que se cruzam no seu caminho.
A Mulher no Lago > Apple TV+ > Estreia 19 jul, sex (dois episódios) > 7 episódios, um por semana