Foi ali pelos 20 anos, entre o final do curso na escola de cinema em Madrid e a realização do primeiro filme, A Sombra dos Abutres (1998), que Leonel Vieira leu, pela primeira vez, o romance de Eça de Queirós, O Crime do Padre Amaro. “Percebi que este livro questionava tudo e sempre quis adaptá-lo”, conta o realizador na antestreia da minissérie. “Por que razão um padre, para exercer a prática do bem, não pode ser casado?”, exemplifica. Passados quase 150 anos da primeira edição do livro, a questão continua sem uma resposta clara. “Seria bom adaptar as bases da religiosidade aos tempos atuais.”
Transmontano, natural de Miranda do Douro, Leonel Vieira conhece bem o Interior do País, com um peso religioso e católico muito forte. Os seis episódios abordam a discussão sobre o que o mundo eclesiástico pensa dos próprios padres, de como a sociedade se submete e repete os valores e os dramas interiores de cada um. Para isso, o realizador, que também é coargumentista (com Alexandre N. Rodrigues e Manuel Prates) e produtor, idealizou um “relato dramático, completamente cinematográfico, com um grande clímax que é a morte”.
Em Leiria, foi criada a Rota do Crime do Padre Amaro e a câmara municipal vai promover visitas guiadas, de 29 janeiro e até 26 de fevereiro, aos domingos, às 11 horas. Alguns restaurantes da cidade têm disponíveis menus especiais temáticos.
As filmagens decorreram durante dois meses, em 2021, em Leiria, pondo a cidade em alvoroço, mas ter como cenários os lugares relatados por Eça de Queirós acrescenta verdade ao trabalho.
A dupla José Condessa e Bárbara Branco (namorados também fora da tela) dá corpo ora a um pároco muito racional, respeitador dos preceitos da Igreja, mas que carrega a culpa de gostar de Amélia, ora a uma jovem que não é pesarosa, antes pelo contrário, “é uma menina doce, luminosa e brutalmente corajosa”. As culpas deste amor proibido, da relação carnal, são divididas pelos dois. “Sou apenas um homem”, diz o pároco Amaro, mas o cónego Dias lembra-lhe: “Os homens são todos feitos do mesmo barro.”
Veja o trailer
O Crime do Padre Amaro > RTP1 e RTP Play > Estreia 16 jan, seg 22h30 > 6 episódios