O The Original Beef of Chicagoland, em Chicago, não tem – de todo – o mesmo ambiente do restaurante de fine dining em Nova Iorque no qual Carmen Berzatto, a quem tratam por Carmy ou Bear, ganhou um prémio de melhor jovem chefe de cozinha. Por isso, e apesar da experiência acumulada no mundo da alta-cozinha, quando Carmy (Jeremy Allen White, conhecido pela série Shameless) decide tomar conta do restaurante de sanduíches de carne da família, regressando à sua terra natal, Chicago, depois da morte do irmão mais velho, a tarefa não vai ser fácil.
A série de oito episódios com cerca de meia hora cada, criada por Christopher Storer, desenrola-se dentro de uma cozinha, como já se percebeu, mas vai muito além das habituais imagens de mise en place, comida ou técnicas. The Bear (O Urso) é sobre as dificuldades que Carmy tem de enfrentar – pessoal e profissionalmente – para transformar um restaurante cheio de dívidas, sujo e com muitos vícios num negócio rentável.
O jovem chefe de cozinha começa por se debater com a hostilidade de uma equipa avessa à mudança, liderada pelo primo Richie (Ebon Moss-Bachrach, ator de The Punisher), as dívidas deixadas pelo irmão Michael… ao mesmo tempo que terá de ultrapassar os seus próprios medos e inseguranças. Em cada episódio, o ambiente é semelhante ao de uma panela de pressão constante, numa cozinha claustrofóbica, mas cujo ambiente se vai diluindo à medida que os dramas pessoais de cada um também se resolvem.
Com estreia marcada para esta quarta, 8, na plataforma de streaming Disney + (os oito episódios ficam todos disponíveis neste dia), The Bear é mais do que uma série de comédia. É, antes, um drama sobre o dia a dia frenético de um chefe de cozinha, cuja equipa se torna uma família. A segunda temporada já está a caminho.
The Bear > Estreia 5 out, qua > Disney + > Oito episódios