Em tempos tão conturbados como os de agora, com o mundo em situação periclitante, nada melhor do que as pessoas questionarem, quererem saber a verdade e compreender os factos. Este Programa Cautelar, que chega à segunda de quatro temporadas previstas, quer ajudar os espectadores a saber mais sobre alguns dos assuntos prementes na atualidade. “O que estamos a viver permite ter uma perceção do tema que está na boca das pessoas, e nós queremos dar ferramentas aos telespetadores para tirarem as suas conclusões. Se as pessoas sorrirem ou esboçarem um sorriso, já ficamos satisfeitos”, explica a apresentadora Filomena Cautela.
No primeiro dos sete novos programas vai falar-se sobre milionários e de como o fosso entre ricos e pobres é cada vez maior, contribuindo para um acentuar das desigualdades sociais. Para perceber tudo sobre este tema, Filomena Cautela convida Mário Centeno, governador do Banco de Portugal.
António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, a atriz Jessica Athayde e a cantora Carolina Deslandes são outros dos convidados que marcam presença nesta segunda temporada, onde serão analisados temas como o ativismo em tempos de guerra, a crise da saúde mental no Serviço Nacional de Saúde ou o perigo do açúcar – sempre com algum humor à mistura.
“Pré-produzir um programa de televisão é sempre uma odisseia diferente. Preparar uma temporada do Programa Cautelar é uma trágico-comédia diária e uma obsessão. Um dia faço uma daquelas coisas do podcast para vos contar”, fica a promessa no Instagram de Filomena Cautela.
Programa Cautelar > RTP1 > Estreia 19 mar, sáb 21h