Há uma espécie de pessoas que adora um bom drama passado em hospitais. Pode até nem suportar os grandes planos das suturas ou o sangue em abundância numa cirurgia que corre mal, mas adora batas brancas ou azuis, sabe os termos médicos, conhece as doenças e trata os profissionais de saúde por Tu. E nem uma pandemia, que nunca mais acaba e que trouxe uma quantidade enorme de especialistas ao prime time televisivo, faz com que esse gostinho esmoreça na tribo atrás descrita.
Para não ignorar essas pessoas, os canais por cabo continuam a estrear ou a dar continuidade a este género de séries, mesmo que haja outro grupo de espectadores, quiçá mais alargado, que revira os olhos de cada vez que vê um anúncio com Meredith Grey – protagonista da série Anatomia de Grey, no ar há 15 anos, que se prepara para lançar a 17ª temporada!
1. DOC, AXN

Esta história parece irreal, mas baseia-se mesmo num caso verídico, muito mediático em Itália: o do médico Pierdante Piccioni que perdeu a memória dos últimos 12 anos, depois de um acidente que o pôs em coma. Tal como Piccioni, a personagem da série – uma produção italiana que pede meças a outra qualquer do género – tem de lidar com o buraco que se abriu na sua vida e tentar recuperar o emprego e as relações.
Ao mesmo tempo, há que tratar dos casos graves que chegam àquele hospital de Milão. Nessas alturas, Andrea Fanti é quase um Dr. House, pois consegue sempre, mesmo que as suas ações estejam muito limitadas pela amnésia, descobrir as misteriosas doenças que quase matam os pacientes. A acompanhá-lo, há toda uma equipa de internos, estagiários, diretores e enfermeiros, que também tem os seus dramas pessoais para resolver.
A série já vai lançada (estreou-se a 8 de setembro) e termina daqui a três semanas. No entanto, vale mesmo a pena, os episódios transmitidos até agora estão todos no AXN Now. T1 > ter 22h > AXN
2. Chicago Med, Fox Life
Já está no ar a 5ª temporada desta série da autoria de Dick Wolf (Lei e Ordem, Chicago Fire ou Chicago P.D.). Para quem já seguia a história que se passa num hospital fictício, mas tido como o mais movimentado de Chicago, e conhece a equipa de profissionais de saúde que dá alguma ordem ao caótico movimento das urgências, esta será apenas a continuação dos seus dramas.

Para quem só agora decidiu entrar no mundo Chicago Med, terá de aprender que a diretora do hospital é Sharon Goodwin e que gosta de se relacionar com os seus doentes, que a médica pediatra se chama Natalie Manning, o chefe da psiquiatria é Daniel Charles e que nenhum deles dispensa a ajuda das enfermeiras Maggie Lokwood e April Sexton. No entanto, neste ponto da história, e logo no primeiro episódio, sai o médico Connor Rhodes e a sua ex-namorada Ava Bekker, ao mesmo tempo que entra na trama um novo cirurgião. E mais não contamos, porque não queremos estragar a surpresa. T5 > desde 19 out, seg-sex 21h30 > Fox Life
3. Transplant, Fox Life

Aos poucos, a ficção canadiana tem vindo a tornar-se mais conhecida na Europa. E Transplant é mais um exemplo disso. Neste drama médico, há também um enredo de imigração, centrado na personagem Bashir “Bash” Hamed. Este profissional, bastante carismático na Síria, saiu do seu país por causa da guerra, junto com a irmã, para encontrar paz no Canadá.
Mas os seus problemas não acabam. Aliás, começam logo quando quer exercer a sua profissão e ter direitos iguais aos seus colegas canadianos. Mal chega, passa a trabalhar num restaurante de um tio, até um acidente revelar as suas capacidades médicas. Porém, será que lhe darão a oportunidade de integrar o departamento de traumatologia do melhor hospital de Toronto? Só podemos adiantar que a vida deste imigrante não vai ser fácil, apesar dos esforços de integração. T1 > desde 28 out, qua 22h20 > Fox Life
4. The Good Doctor, AXN
A realidade atual está a superar a ficção, por isso nada melhor do que aproveitá-la para uma série de médicos. É por isso que a pandemia de Covid-19 vai entrar pela trama deThe Good Doctor adentro e ficaremos assim a saber como é que a equipa do hospital St. Bonaventure lida com estas circunstâncias tão adversas.
Do mesmo criador do êxito Dr. House, esta nova temporada chegará a Portugal apenas oito dias depois de se estrear nos EUA. E Shaun Murphy, um médico com uma mente brilhante, mas que sofre de autismo e síndrome de Savant, o que desperta desconfiança entre os seus pares, continuará a fazer um brilharete enquanto exerce medicina.
Para quem perdeu as três primeiras temporadas, pode fazer uma sessão intensiva no AXN Now para apanhar a estreia dos novos episódios, que também trazem novas personagens. T4 > 10 nov, ter 22h > AXN
5. Anatomia de Grey, Fox Life

Se existe uma série a que se pode chamar veterana, é esta. No ar desde 2005, continua de boa saúde e prepara-se para estrear a 17ª temporada no próximo dia 18, ainda com alguns dos personagens que lançaram esta história passada num hospital de Seattle, agora batizado de Grey Sloan Memorial. Desde logo, a médica protagonista que dá nome à série, Meredith Grey, desempenhada desde o início pela atriz Ellen Pompeo. As suas relações amorosas, e as de toda a equipa, acabam por se atravessar nas histórias de vida e de morte que chegam àquela urgência.
Nesta nova temporada, a pandemia global também vai entrar pelo ecrã adentro, afetando a vida das personagens que passam os seus dias no hospital, tal como na realidade.
É bom lembrar, porque já lá vão muitos anos, que Anatomia de Grey venceu dois Globos de Ouro, nas categorias de Melhor Atriz Secundária para Sandra Oh (enquanto Christina Yang, já fora da série) e de Melhor Série Dramática; e dois Emmy nas categorias de Melhor Atriz Convidada para Loretta Devine (enquanto Adele Webber, que também já não entra no guião) e Melhor Atriz Secundária para Katherine Heigl (enquanto Izzie Stevens, outra que saiu do elenco). T17 > 18 nov, qua 22h20 > Fox Life