Estrelar um ovo tem técnica, tal como fritar um bife ou cozer esparguete. Dos pratos mais simples aos mais elaborados, todos são confecionados utilizando várias técnicas. Do simples picar de uma cebola a um estrugido (ou refogado, consoante a zona do País) e ao empratamento, tudo requer perícia. Para Henrique Sá Pessoa, “as técnicas são a base de qualquer cozinheiro, seja amador ou profissional”, falta perceberem a razão porque é que se faz de determinada maneira. E é isso que o chefe dos restaurantes Alma e Cais da Pedra, em Lisboa, se propõe fazer no seu novo programa televisivo, com estreia marcada para este sábado, 25, ao meio-dia, mesmo antes da hora de almoço.
Manual de Instruções vai explorar 13 técnicas, selecionadas como se de aulas numa escola de cozinha se tratasse. Sá Pessoa escolheu-as “pelo grau crescendo de dificuldade e para que, em cada fase, conseguíssemos aplicar as técnicas das fases anteriores”. Logo no primeiro episódio, explica-se a mise en place, ou seja, a preparação dos ingredientes para depois serem cozinhados. Para assar, Henrique irá preparar um rosbife com especiarias no forno, as explicações da fritura são acompanhadas por coxas de frango marinadas em leitelho e a macedónia de frutas com gelado de baunilha é ideal para falar sobre os truques de cortar. E muito mais se há de aprender sobre escalfar, estufar, confitar, fumar, curar ou desidratar.
Manuel de Instruções é o quarto programa televisivo de Henrique Sá Pessoa. O chefe português começou há dez anos com Entre Pratos, seguindo-se Ingrediente Secreto e Na Cozinha com Henrique Sá Pessoa. “Mais do que entertainment, os meus programas são de ensinamento”, diz. Sejamos nós então os seus alunos.
Manuel de Instruções > RTP1 > estreia 25 jun, sáb 12h