![Houdini e Doyle.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/10/8834633Houdini-e-Doyle.jpg)
Uma forte amizade unia Harry Houdini (1874-1926) e Arthur Conan Doyle (1859-1930), que viveram entre finais do século XIX e princípio do século XX. É precisamente nessa época, em Londres, que a ação desta nova série, Houdini & Doyle, se desenrola. Houdini, o maior mágico e ilusionista de todos os tempos, considerado o mestre do escapismo, e sir Arthur Conan Doyle, escritor e médico britânico célebre por ter criado a personagem de Sherlock Holmes, vão ajudar a Scotland Yard na investigação de crimes inexplicáveis, ainda por resolver, de cariz sobrenatural. Tanto pode ser o homicídio de uma freira num asilo célebre de Madalena ou a morte misteriosa de uma pessoa num espetáculo de um curandeiro de fé.
Para Michael Weston, ator americano que interpreta Harry Houdini, a amizade entre esta dupla era verdadeira, daquelas que andam sempre às turras. “Tanto eram amigos como inimigos filosóficos. Em todas as oportunidades, Houdini desmentia a crença em fantasmas do Doyle. Ao mesmo tempo, Doyle queria provar a existência do sobrenatural a partir de um ponto de vista científico.” Ao longo dos dez episódios, a personagem da atriz canadiana Rebecca Liddiard, a agente Adelaide Stratton, primeira mulher a liderar a polícia metropolitana de Londres, vai evoluindo. “No início, ela é só jovem, mas é como uma mulher poderosa em desenvolvimento. Aprende como ser uma boa polícia e como navegar no meio de um mundo dominado por homens.” Desengane-se quem pensava que Conan Doyle era um homem fechado. Para o ator inglês Stephen Mangan, o mais fascinante eram os diferentes elementos desta personagem. “Jogava futebol no Portsmouth e críquete no MCC. Com a sua mulher em coma, estava profundamente perturbado. A propósito, pela primeira vez, a minha mulher no ecrã foi representada pela minha mulher na vida real”, conta Mangan.
Com argumento e produção de David Shore (criador de House), esta coprodução canadiana e britânica teve a sua antestreia, em Portugal, no passado dia 18. Agora, a emissão de um episódio duplo adianta-se à transmissão na televisão americana.
AXN > estreia 29 mar, ter