O cenário das oficinas Imersão Artes & Ofícios, promovidas pelo Spira Lab, em Vila Nova da Baronia, no concelho de Alvito, é sempre curioso. Dentro de portas, as atividades acontecem na sede, uma mercearia centenária no centro da vila alentejana, no exterior, é a imensidão deste território que serve de laboratório e inspiração. Aliás, é com um passeio pela vila, logo pela manhã, que todas se iniciam.
Em outubro, acontece a primeira oficina dedicada às técnicas tradicionais de construção em taipa (de 18 a 20), e em novembro, de 1 a 3, a artesã têxtil Sara Ratola (A Rendeira) vai encarregar-se de revelar todas as dimensões do bordado de Arraiolos. Em breve, vão sair novas datas para a oficina do feltro orientada por Diana Regal e para a oficina de buinho com Bruno Mareco.
“A nossa proposta não é um workshop de três horas, é uma experiência exclusiva de verdadeira imersão, de três ou cinco dias, com possibilidade de ficar na nossa casa em regime de partilha. As pessoas precisam de estar no terreno e perceber o tempo das coisas”, explica Catarina Valença Gonçalves, fundadora da Spira, a empresa de revitalização patrimonial cuja missão é aproximar as pessoas do património cultural.
Qualquer pessoa com ou sem experiência pode participar nas imersões que têm uma dimensão teórica e outra prática, porque em tudo se põe as mãos na massa. A cerâmica é muito procurada, mas gostariam de contribuir para que as fibras, como vime, esparto, cana, folha de palma, juta ou bunho, ganhassem outra relevância. “Têm muitas utilizações e são matérias-primas que temos em abundância. E do ponto de vista da aprendizagem, é muito satisfatória, porque rapidamente se vê trabalho feito e é entusiasmante”, explica.
Em breve, também cutelaria, tinturaria em tecido, esparto e cestaria de cana vão fazer parte do programa de imersões, mas o Spira Lab tem outras atividades como campos de férias, campos de conservação e restauro e passeios para partir à descoberta do património cultural.
Artesãos em Oeiras A 2.ª edição da Bienal Artes e Ofícios – Novo Design, promovida pela Spira, acontece de 26 a 29 de setembro no Mercado Municipal de Oeiras, com mais de 40 artesãos e novos designers nacionais.
Spira Lab > R. 5 de Outubro, 40-44, Vila Nova da Baronia > T. 284 475 205 > preço variável consoante a oficina