Numa região voltada para o turismo de sol e praia, o caminho nem sempre foi fácil. Valeu a persistência de um grupo de entusiastas das caminhadas e da Natureza em criar uma rota pedestre que atravessasse o interior algarvio. “O maior desafio foi demonstrar que o turismo de Natureza tinha público, e despertar a região para este segmento”, avalia Anabela Santos, coordenadora da Via Algarviana.
Inaugurada a 29 de maio de 2009, a rota pedestre estende-se hoje por 300 quilómetros, entre Alcoutim e o cabo de São Vicente, pela serra, o barrocal e a beira-serra até chegar ao litoral. Os seus 15 anos são celebrados com quatro novos percursos, anuncia a associação de desenvolvimento local Almargem, que gere a rota em parceria com os municípios locais.
Em comum, diz Anabela Santos, “têm o facto de estar incluídos em Loulé, Albufeira e Silves, território do Geoparque Algarvensis, candidato à Rede Mundial de Geoparques da Unesco”.
O percurso mais longo, Entre o Barrocal e a Serra, soma 17,60 km pela diversidade de paisagens da freguesia de Alte, a aldeia de casas brancas no concelho de Loulé. Nos Passos do Património tem 16,30 km pelo património megalítico da zona de Vale Fuzeiros, numa “paisagem marcada pela cor intensa do grés de Silves”.
Os outros dois trilhos são mais curtos, cerca de sete quilómetros: Entre Aldeias, pequena rota no barrocal, parte de Paderne (Albufeira) e passa por várzeas férteis, trilhos rodeados de árvores e aldeias com a arquitetura tradicional algarvia; e, por fim, a Ligação 12, percurso linear a partir da Barragem do Funcho (Silves), para caminhantes e ciclistas, faz um pequeno desvio até Vale Fuzeiros, um caminho em que se destacam as vistas panorâmicas, o Centro Nacional de Reprodução do Lince-Ibérico e a albufeira da Barragem do Arade.
Agora que sentem que a casa está arrumada, palavras de Anabela Santos, o caminho faz-se no sentido de promover a Via Algarviana a nível nacional e internacional. No verão, querem lançar no site uma rede de alojamentos e entidades de animação turística, para que quem tiver curiosidade por este Algarve genuíno possa planificar melhor a sua visita.
Informações em viaalgarviana.org