Um dos últimos posts de Instagram da Salted Books, a nova livraria de Santos-o-Velho só de livros em língua inglesa, é um exercício de contabilidade transparente. Uma forma de Alex Holder responder à pergunta tantas vezes feita por gente mais ou menos próxima desde a inauguração, em setembro de 2023: “Quanto custa abrir uma livraria?”
Ora os temas económicos não são novidade para a fundadora, jornalista e criativa de profissão e autora do livro Vamos Falar de Dinheiro (no original, Open Up: The Power of Talking About Money), cuja apresentação no mercado português a trouxe pela primeira vez a Lisboa. Resta dizer que lhe bastaram poucos dias para se apaixonar pela cidade e poucos meses para trocar Londres por Lisboa, com o companheiro, designer e também sócio da livraria, Mark Thompson.

Porém, ao contrário de Hackney, o bairro onde viviam, Lisboa não tinha livrarias independentes (em língua inglesa, sublinhe-se), que alimentassem uma das paixões de Alex, a leitura. “Quisemos trazer para aqui um bocado de East London, ter um sítio para leitores e também escritores”, explica.
Encontraram o sítio perfeito na Calçada Marquês de Abrantes, montaram as estantes, pintaram-nas de azul bem forte e abriram a Salted Books. Uma seleção cuidada, algo progressista, algo feminista, sobretudo para adultos, mas com uma enorme estante dedicada ao público infantil.
Alex escolhe os livros a partir das suas leituras, mas também de críticas, artigos, pesquisas várias, de ideias de outros leitores. Privilegia a ficção, a excelência da escrita, as vozes minoritárias e a vontade de dar novidades enquanto livreira.
Em torno das vendas, entregues em sacos de papel em que se lê o satírico lema da casa, “Buy books from bookshops. Not a Billionaire”, orbitam inúmeras atividades, como apresentações com autores, discussões sobre obras e agora até um curso de escrita em quatro sessões. Mais: na Salted Books, há prateleiras com obras escolhidas por outros autores sobre temas específicos, nomeadamente da Anti Fast-Fashion Reading List ou da Love & Sex in 2023 Reading List.
Respondendo à pergunta feita pelos clientes sobre os gastos desta bonita aventura: custa dinheiro, sim, bastante, mas também custa vontade e amor às histórias de cada livro. O nome é, aliás, um convite à leitura. “Como o sal, torna tudo melhor”, diz Alex.
Salted Books > Cç. Marquês de Abrantes, 96, Lisboa > T. 96 416 6523 > ter-sex 09h30-18h30, sáb-dom 10h-18h30