Música, conversas, workshops de bateria, tatuagens e muita energia feminina. Pintado de cor-de-rosa da cabeça aos pés e, simultaneamente, imbuído do espírito revolucionário do movimento punk feminista underground Riot Girrrl, nascido em Washington na década de 1990, o festival Bikini Pill: Grrrls To The Front, chega nesta sexta, dia 3, à MUSA de Marvila.
O objetivo, explicam as fundadoras, a copywriter Andreia Luísa e a realizadora Leonor Bettencourt Loureiro, é criar “um lugar para que uma comunidade se possa desenvolver”, dando “mais espaço ao rock e ao punk feito pelas mãos de mulheres e de pessoas queer”.
O amor pela música punk, e pelas bandas que influenciaram o movimento Rrriot Girl, vem desde a adolescência, quando Leonor e Andreia perceberam que as mensagens passadas em determinadas músicas, escritas por, para e sobre mulheres, tocavam-lhes o coração de forma diferente.
“Por mais que eu gostasse do Jimmy Hendrix, ele não passou por problemas que eu passo enquanto mulher, passou por outros, e, efetivamente, cheguei a bandas que pareciam que falavam diretamente para mim”, conta Leonor.
Mas só em 2019, após um concerto da lendária banda Bikini Kill, em Londres, é que as duas amigas conversaram a sério sobre o facto de, em Portugal, “haver pouco palco para projetos femininos e queer, muito menos para projetos punk e queercore”.
Arregaçaram as mangas, criaram as Bikini Pill, um DJ set que, ao longo dos últimos anos, tem tocado, maioritariamente, na MUSA de Marvila, e, agora, querem levar “mais grrrls to the front”. “Tal como o movimento feminista Riot Grrrl, nos anos 1990, queremos voltar a juntar um grupo de pessoas em torno de preocupações comuns e agitar a cena atual. Que, sinceramente, precisa de um abanão”.
Bikini Pill: Grrrls To The Front trará assim, à MUSA de Marvila, nesta sexta e sábado, dias 3 e 4, além de um mercado, tatuagens e um workshop de percussão, concertos ao vivo de bandas como Agressive Girls, Dead Club e BBB Hairdryer, DJ sets de Tita Maravilha, Docinhas, Bikini Pill e Mamma Tehrani, e ainda uma conversa/jantar, através de videochamada, com Ana da Silva, música e cantora portuguesa, membro fundador da banda londrina pos-punk The Raincoats.
Bikini Pill: Grrrls To The Front #2 > MUSA de Marvila > R. do Vale Formoso 9, Lisboa > 3 nov, sex 17h-1h, 4 nov, sáb 15h-1h