Nas montras da Cult mostram-se livros, mas a entrada faz-se pela zona da papelaria, bem apetrechada, diga-se, de canetas, cadernos e outros materiais. Os livros estão guardados no piso debaixo, numa cave luminosa, onde o branco dá destaque às capas e lombadas das mais variadas edições.
A Cult não é um projeto novo, tem oito anos. Quem gosta de banda desenhada conhece bem o trabalho dos livreiros na origem do projeto: Manuel Jesus, ex-engenheiro de telecomunicações e ávido colecionador de banda desenhada, e Maria João Nunes, ex-jornalista na área da saúde. Foi o gosto pela leitura e pelos livros que os levou à abertura da Cult, na zona do Areeiro, onde funcionou até se mudarem, em junho passado, para o bairro de Alvalade.
“A loja tornou-se pequena, aqui temos quase o triplo de área, são 140 metros quadrados”, conta-nos Maria João, enquanto nos dirigimos para o essencial. Embora sejam conhecidos pela oferta de banda desenhada, na Cult há livros de todos os géneros. “Digamos que somos uma livraria generalista, com uma componente significativa de BD traduzida e em língua castelhana.”
Os álbuns, as novelas gráficas, os comics ou os volumes de manga, de autores portugueses, como Luís Louro ou José Ruy, e de chancelas não só nacionais, como a Polvo, Escorpião Azul, Ala dos Livros, mas também estrangeiras, estão numa zona especial, batizada de “Garrafeira”. “Ao Manuel começaram a chamar-lhe ‘escanção da BD’, e nesta loja já havia esta parede de vidro que fazia a separação.” O fã de BD gosta de ter as novidades, e a oferta reflete esse desejo. “Estamos sempre em cima”, dizem, mas também satisfazem os desejos de alguma edição especial pedida pelos leitores.
No resto do espaço, as prateleiras enchem-se com títulos das mais diversas áreas, desde o romance aos policiais, uma das preferências literárias de Maria João. “Trabalhamos bem os fundos de catálogo, temos também novidades e bestsellers, e estamos a melhorar a oferta de poesia”. Há ainda um cantinho dedicado aos livros sobre a condição feminina, que Maria João vai continuar a alimentar, para bem de todos os leitores.
Cult > R. José d’Esaguy, 13 B, Lisboa > T. 21 152 2862 > seg-sex 9h-20h, sáb 9h-18h, dom 9h-17h