1. São Paulo, Brasil
Com uma energia frenética e vibrante, a cidade de São Paulo é “um verdadeiro mergulho cultural e gastronómico de aromas e sabores, oriundos de diversas partes do mundo”. “Uma cidade muito ligada à minha profissão, com inúmeras opções de comida para experimentar nos seus bairros”, afirma Angélica Salvador, 38 anos, natural do Paraná, no Brasil.
2. Paris, França
Visitar a capital francesa era um dos seus sonhos, partilhado, diz, por quase todos os brasileiros. Durante uma semana, para lá da passagem por livrarias e lugares turísticos, como a Torre Eiffel, o Museu do Louvre e a Catedral de Notre-Dame, a chefe de cozinha não esquece “o belo do macaron”. “Em Paris, não faltam pastelarias, onde se encontram muitos sabores, e o que provei era muito bom.”
3. San Sebastian, Espanha
Já conhecia a cidade de San Sebastian, no País Basco espanhol, por conta das feiras gastronómicas, mas, em 2021, reservou três dias para passear. “É uma cidade bonita, onde não faltam sítios para novas experiências à mesa. Ainda vou viajar muitas vezes até lá.”
4. Cacela Velha, Algarve
É na Praia de Cacela Velha, em Tavira, que, uma vez por ano, gosta de desligar e apreciar um bom peixe grelhado, com batatinhas a murro. “Apesar de muito procurado para férias, continua a ser um lugar calmo. Adoro o mar, a brisa e o calor, a lembrar o Brasil. É um pedacinho encantador, que todos deviam conhecer.”
5. Livro Modernist Cuisine: The Art and Science of Cooking, de Nathan Myhrvold, Chris Young e Maxime Bilet
De entre os livros a que volta, com alguma regularidade, está Modernist Cuisine: The Art and Science of Cooking, de Nathan Myhrvold, Chris Young e Maxime Bilet. “É uma enciclopédia e um guia da cozinha moderna, com biografias, receitas, técnicas e dicas. É uma coleção muito importante, ótima para pesquisar.” Com cinco volumes, o guia, publicado em 2011, foi nomeado um dos melhores livros de culinária do século pela revista norte-americana New Yorker.
6. Objeto: Faca
“É fundamental para tudo na cozinha, sem ela não se faz nada. Seja para arranjar um peixe ou uma carne, picar uma erva, cortar um legume ou um bolo. O corte é essencial. Toda a cozinha tem de ter uma boa faca, pronta a ser usada.”