Três boas novas ouviram-se logo nos primeiros dias de abertura da livraria da editora Exclamação, no Porto, no início de julho. De uma assentada, três livros desta editora independente, do biólogo Nuno Gomes, entraram no Plano Nacional de Leitura: Antes de Mais e Depois de Tudo, antologia de poemas de Regina Guimarães, Águas-Fortes Portenhas, de Roberto Arlt, e Tornado, de Teresa Noronha. Daí que Nuno Gomes lembre (e bem!) que a Bibliofolia – nome da livraria, numa alusão à alegria dos livros – é “um sinal de resistência”.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2021/07/210721_LM-Livraria-Exclamacao-03A-659x1080.jpg)
Numa casa de dois andares, com um jardim no logradouro, juntam-se agora títulos de poesia, ensaio, romance, ficção, arte, história natural e literatura infantil. “A livraria foi pensada para ser um ponto de encontro”, sublinha o biólogo e editor, que pretende ali organizar um clube de leitura, outro de cinema ligado à literatura, oficinas de impressão, exposições e atividades para crianças.
Além do catálogo da Exclamação, que representa autores como Regina Guimarães, Isabel de Sá, António Cabrita, Nuno Brito, Maria João Cantinho ou Teresa Noronha, e de edições da Relógio d’Água e da Assírio & Alvim, a Bibliofolia quer apostar nas pequenas editoras “que têm dificuldade em estar representadas nas livrarias”, como a Barco Bêbado, a Bazarov, a Flop e a Hélastre.
Da editora de Nuno Gomes, destacam-se as coleções Avesso, dedicada a autores mais esquecidos (o russo Velimir Khlébnikov será o próximo), Brasiliana (literatura brasileira, em que constam Alexei Bueno ou Alberto Pucheu) e, a partir de setembro, a Africana, que começará com o autor moçambicano Álvaro Taruma. No futuro, a editora Exclamação quer ampliar a coleção Planeta Vivo (publicações sobre Natureza) e reeditar toda a coleção Planeta Darwin. A Origem das Espécies será o primeiro livro, com publicação prevista para dezembro.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2021/07/210721_LM-Livraria-Exclamacao-04A-1-1600x1067.jpg)
Bibliofolia – Editora Exclamação > R. Aníbal Cunha, 263, Porto > T. 22 099 4939 > seg-sáb 10h-19h