1. Terra de Sonhos
O livro do japonês Jiro Taniguchi é um mergulho na realidade das emoções humanas. “A sua linha pura leva-nos por histórias do quotidiano, com beleza melancólica e poética.”
2 . Tinta dos Nervos, em Lisboa
Nesta livraria de banda desenhada, ilustração e artes plásticas, encontra sempre “obras surpreendentes”. “Um lugar muito agradável, com uma pequena galeria com exposições muito boas. A esplanada, aberta no logradouro, é um bom sítio para se estar.”
3. Valença
A cidade raiana é daqueles lugares com o cenário ideal para desenhar ou pintar, e isso não escapou a Susa Monteiro. Junto às margens do rio Minho, conta, apaixonou-se “pelas paisagens fantásticas a lembrar quadros famosos, com árvores a caírem sobre a água e corvos marinhos a sobrevoarem as águas tranquilas”.
4. Banda sonora
Gold Record, útimo álbum de Bill Callahan, é ideal para passar longas horas a desenhar. Uma viagem entre “a beleza das pequenas coisas, do quotidiano e as grandes paisagens da América do Norte.”
5. “Paterson”, de Jim Jarmusch
Do seu realizador de eleição, escolhe o filme Paterson, que retrata as rotinas semanais de um casal. “É uma história bonita, simples, passada numa pequena cidade de New Jersey e embelezada pelos poemas de William Carlos Williams e Ron Padgett.”
6. Mértola
“Gosto mesmo muito da vila, pelo enquadramento na paisagem, pelo património histórico e pela beleza de um Alentejo que é cada vez mais difícil de encontrar. Mértola tem muito de genuíno, com bons sítios para comer e descansar, por isso vale a pena pegar no carro e ir visitá-la.”