1.Açores
Entre o Faial e o Pico, encontram-se alguns dos seus lugares favoritos. Ali, gosta de fazer mergulho, observação de cetáceos, descer às entranhas de um vulcão, encontrar lagoas “fabulosas” entre a Laurissilva, degustar vinhos e queijos “extraordinários”. “É o paraíso sem sair de Portugal”, diz.
2. Leituras
Vai começar a ler Tamed, da antropóloga Alice Roberts, sobre a história da Humanidade e de como, até à Revolução Industrial, as inovações foram baseadas na Natureza.
3. Árvores centenárias
Há vários anos que tem por hábito ir à descoberta de árvores centenárias pelo País. “Estar perante um destes anciãos é uma experiência a roçar o sagrado”, refere. O tulipeiro da Casa Tait, no Porto, é um dos seus “santuários favoritos”.
4. Fermentados
Anda fascinado com a fermentação, processo enzimático de transformação de alimentos. “Tenho dedicado algum tempo a produzir em casa iogurtes e kombucha. Se pudesse comprar uma pausa de seis meses, entregaria todo o tempo a aprofundar conhecimento e prática na fermentação de vegetais.”
5. Desejo
Está por fazer a viagem dos seus sonhos à Nova Zelândia. “Gostaria de ir sem bilhete de regresso e perder-me a conhecer a enorme e fascinante biodiversidade.”
6. Algas comestíveis
Gosta de “procurar recursos selvagens” e, como é apreciador de plantas, flores e frutos, tem-se interessado pelas algas comestíveis ao longo da nossa costa. “Já fazem parte da cozinha lá de casa”, conta.