1.Galeria Senhora Presidenta, Porto
Visita, com frequência, esta galeria de ilustração, desenho “e não só”, aberta há um ano, no Bonfim, onde vive e tem o seu atelier. Deixa até uma sugestão: “Um bom plano de sábado à tarde é ir comer um bolo à cafetaria Chá das Cinco [na Praça da Alegria] e, depois, visitar a Senhora Presidenta.”
2.Vilnius, Lituânia
Viveu durante um ano na capital da Lituânia e, desde então, considera-se “uma espécie de agente de viagens não oficial” deste país. “No meio de tantas capitais europeias cada vez mais turistificadas, Vilnius é uma joia. Qualquer pessoa que goste de panquecas de batata, arquitetura e não tenha medo de chuva, devia lá ir um dia.”
3.It’s a Book, em Lisboa
Sempre que está na capital, tem por hábito passar pela livraria infantil, nos Anjos, onde costuma também dar workshops. “É o único sítio que conheço onde se consegue encontrar álbuns ilustrados que nunca foram traduzidos para português e que, por isso, não existem à venda em mais nenhum lado.”
4.Restaurante Duas de Letra, Porto
O restaurante vegetariano é quase como uma segunda casa, quando decide almoçar fora. “Toda a gente tem aquele café na rua onde já nos conhecem, este é o meu. Não vou lá só por força do hábito. Tem boa comida e boas pessoas, que é o que importa.”
5.Hobby
Há um ano que tem aulas na Associação Portuguesa de Varão Desportivo e anda fascinada. “É uma prática tão exigente quanto versátil. Um constante equilíbrio entre força, flexibilidade e expressão artística.”
6.“Rapariga Encontra Rapaz”
Das obras da escritora escocesa Ali Smith que Joana anda a ler, gostou muito deste livro. “É um mito antigo reescrito”, diz.