![VanessaMata1.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/10/9526198VanessaMata1.jpg)
É romaria certa estas Festas do Mar em Cascais, com todo o passeio que contorna a baía a encher-se de gente logo ao início da noite. Aproveita-se para dar uma volta pelas barraquinhas que por ali estão montadas e depois assiste-se aos concertos – dois por dia, todos grátis. O carro, já se sabe, é para deixar num dos parques de estacionamento e seguir a pé porque o trânsito no centro da vila vai estar cortado.
A durar dez dias, o programa faz-se com músicos portugueses (ou que cantam em português), cabendo aos Amor Electro a abertura das Festas já esta sexta-feira, 19, às 22 horas. Depois, do rock à pop, é escolher o género que mais agrada e seguir a agenda: Maria Gadú (sábado, 20), João Pedro Pais (domingo, 21), Sara Tavares (segunda, 22), David Carreira (terça, 23), Azeitonas (quarta, 24), Xutos & Pontapés (quinta, 25) e Expensive Soul (sábado, 26). Este ano, as Festas do Mar têm uma noite dedicada ao fado – será a 26, próxima sexta-feira – com Cuca Roseta e Mariza. Pelo meio há a Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, com a participação de muitas famílias de pescadores trajadas a rigor. O cortejo, marcado para este domingo, 21, sai da Igreja Matriz às 15 horas, seguindo pela Avenida D. Carlos em direção à praia dos Pescadores. Aí, os andores seguem em barco de pesca até ao Farol da Guia, acompanhados por dezenas de outras embarcações, regressando depois à mesma praia.
As Festas do Mar terminam a 28 de agosto, com a recém-criada Sinfónica de Cascais, dirigida pelo maestro Nikolay Lalov, a tocar temas dos clássicos da Disney. Os últimos 15 minutos de espetáculo serão acompanhados por fogo-de-artifício.
Festas do Mar > Baía de Cascais > Passeio Dom Luís I, Cascais > 19-28 ago 22h > grátis