Entre 2005 e 2015, a arqueóloga Lídia Fernandes passou dez meses (sim, dez meses espalhados ao longo de uma década), a escavar e a retirar o entulho escondido em nove metros de profundidade. Das oito da manhã às sete da tarde, a diretora do Teatro Romano, que reabriu em outubro do ano passado, em Lisboa, escavava à mão, apetrechada de colherins, picaretas, pás e enxadas, o que havia de acartar nos baldes: restos de cinzas, centeio, cevada, madeiras, argamassas e terra da reconstrução pombalina, posterior ao terramoto de 1755. Agora, os mais novos visitantes precisam de apenas duas horas para fazerem uma viagem ao passado apetrechados de uma maleta com um kit pedagógico (em português e inglês). A mais recente parceria da Little Lisbon – Lisbon For Kids e o museu vai permitir às famílias fazerem a visita de forma autónoma, sem ser necessário o acompanhamento de um monitor, partindo à descoberta de como era Lisboa no tempo em que foi construído o Teatro Romano. Há um roteiro para seguir bem como atividades e desafios para fazer em conjunto. Vão descobrir, por exemplo, que no piso -1 o mezanino é uma estrutura romana aproveitada no século XVI como antigo celeiro da mitra. Restam também umas vigas de ferro, resquícios da arquitetura industrial da década de 40 do século XX quando aqui esteve a fábrica de malas Teodoro dos Santos. “Andar pela cidade com os miúdos e mostrar os encantos a quem nos visita” é a missão da Little Lisbon – Lisbon For Kids, criada por quatro amigas, Mariana, Maria, Cristina e Rita que organizam passeios personalizados e roteiros temáticos.
A descoberta de cerâmica e objetos arqueológicos ajudam a contar a história não apenas da época romana como de outras anteriores. Por exemplo, debaixo de um passadiço metálico, encontram-se enterrados dois fornos de produção de cerâmica da segunda Idade do Ferro (século IV/III a.C.).
Museu de Lisboa – Teatro Romano > R. de S. Mamede, 3, Lisboa > T. 21 817 2450 > ter-dom 10h-18h > 4-12 anos > €7,50 (mala) + bilhete de entrada no museu €1,50, entrada livre para menores de 12 anos e aos domingos até às 13h