Rodeada de vegetação rasteira e algumas árvores, a Casa das Arribas mantém-se em vigia no alto da escarpa, à saída das Azenhas do Mar, onde foi construída nos anos 40, pelo arquiteto Raul Lino. Sempre teve telhado e paredes brancas, características que o alemão Christian Kraus fez questão de manter, desde que a comprou, em 2017, para a transformar num alojamento de charme, com sete apartamentos totalmente equipados.
A conversão de casa de família em alojamento fez-se com todo o cuidado, depois de Christian saber que o projeto era um marco da arquitetura portuguesa. Da piscina ao jardim – virado para o mar e com nove mil metros quadrados –, dos azulejos pintados à mão (que decoravam a cozinha, agora um dos quartos) às grandes vidraças, tudo foi mantido.
Assim que pomos o pé na zona exterior, onde a vista alcança o Cabo da Roca e a Ericeira, sentimo-nos embalados pelo silêncio e pela paz, sensação que se prolonga em qualquer uma das zonas de estar comuns. Na Casa das Arribas, há estúdio de ioga, sauna, ginásio ao ar livre e um campo de basquetebol que também é court de ténis.
No interior, não há canto que não receba a luz natural, e o olhar fixa-se nos detalhes – seja a mobília feita por encomenda ao artesão vizinho Glen Samuel Friedman, sejam as lareiras ou o candeeiro desenhado por Christian, que decora um dos quartos. À chegada, há sempre uma garrafa de vinho da região a dar as boas-vindas, e os hóspedes recebem um caderno com todos os serviços disponíveis, incluindo uma pequena mercearia, ao estilo honesty bar, onde se pode ir buscar comida e produtos de higiene, apontando o que se levou. A pedido, preparam um cesto de pequeno-almoço, personalizado consoante as necessidades, ou providenciam um chefe para preparar as refeições. A quem aqui fica, resta parar e aproveitar esta casa desenhada em articulação com a paisagem, incluindo o pôr do sol.
Casa das Arribas > R. Dr. António Brandão de Vasconcelos 35, Azenhas do Mar, Colares, Sintra > T. 96 351 9881 > a partir de €185 (sem pequeno-almoço)
Aqui à volta
Praias A longa escadaria, com mais de 200 degraus, e o trilho em terra batida tornam difícil o acesso à vizinha praia da Aguda, mas o areal da Praia das Maçãs, das Azenhas do Mar ou do Magoito é uma boa alternativa.
Água e Sal No coração das Azenhas, este restaurante tem vista para o mar e esplanada. Na carta, há marisco fresco e peixes vários, grelhados ou em sugestões, como o folhado de garoupa com arroz selvagem e espargos. Nas carnes, destacam-se os bifes. T. 21 408 3362
Eléctrico de Sintra Desde 1953 que o elétrico não chega às Azenhas do Mar. Ainda assim, a viagem, com partida da vizinha Praia das Maçãs e término na zona da Estefânea, em Sintra, é um regalo para a vista. Com paragens em Banzão (Colares) e na Ribeira de Sintra, o percurso serpenteia entre o verde e os casarios, ao longo de 11 quilómetros, num passeio de cerca de 45 minutos.