Os gostos não são todos iguais, já sabemos, e no Terra Nostra Garden Hotel há recantos para todos eles. O nosso preferido fica na ala art deco, datada dos anos 30 do século passado, quando ali nas Furnas, na ilha de São Miguel, abriu o primeiro hotel dos Açores: esquinas redondas, paredes brancas, com finas réguas de madeira escura, e, numa delas, junto à antiga escadaria principal, um aquário redondo com peixinhos cor de laranja a nadar – mesmo a fazer-nos lembrar Steve Zissou, do filme de Wes Anderson (alguém avise o realizador que este é um cenário fantástico). Em 2013, quando o Terra Nostra foi totalmente renovado e ganhou mais uma estrela (tem quatro, agora) e uma outra ala mais moderna, esta deixou de ser a entrada principal. Manteve-se, felizmente, a arquitetura em U, imaginada, na sua construção, pelo engenheiro açoriano Manuel António de Vasconcelos.
Existem vários outros recantos que vale a pena descobrir neste hotel inserido no Parque Terra Nostra e, claro, muitos deles estão lá fora, nos 12,5 hectares do jardim criado há mais de 200 anos por Thomas Hickling, comerciante de Boston que se apaixonou pela ilha: as 600 espécies de camélias, as hortênsias, a plantação de inhame, a alameda de ginkgo bilobas, o velho carvalho debaixo do qual é possível tomar o pequeno-almoço. E, sim, a maior atração de todas, a que todos os hóspedes do Terra Nostra Garden Hotel podem aceder gratuitamente e já depois da hora de fecho do parque: o tanque termal, com água a quase 40 graus, enriquecida com ferro, cálcio, magnésio e outros minerais.
Não é de estranhar que o hotel tenha recebido recentemente o prémio de Melhor Boutique Hotel português nos World Travel Awards – sobretudo desde a remodelação, tudo foi pensado por aqui. Não falta um spa com muitos tratamentos e uma piscina interior (para quem não se aventura nas águas quentes e castanhas do tanque), nem falta sequer um restaurante, onde, entre outras especialidades micaelenses, pode provar-se uma curiosa reinterpretação do célebre cozido das Furnas. E, verdade verdadinha, o embrulho de couve que nos chega à mesa e é coberto com um caldo de arroz ficaria mesmo bem num filme de Anderson.
O Terra Nostra Garden Hotel organiza vários programas para os hóspedes: viagens botânicas pelo parque, ida às Furnas para fazer o próprio cozido, banhos termais exclusivos, piqueniques no jardim…
Terra Nostra Garden Hotel > R. Padre José Jacinto Botelho, 5, Furnas, São Miguel, Açores > T. 296 549 090 > €123 a €295 (com pequeno-almoço)