Do lado de fora da muralha de Évora, junto ao terminal rodoviário e muito próximo da Porta do Raimundo, uma fila de palmeiras alinhadas indica o ponto de chegada, o hotel Vila Galé. É um edifício de linhas modernas, áreas amplas e grandes janelas envidraçadas que deixam entrar a luz natural e observar tudo o que se passa à volta, seja na rua ou na área exterior do hotel onde se encontram as piscinas de grandes dimensões, a de criança com escorregas, o jardim, com oliveiras, e o parque infantil. A decoração também é diferente e resulta da combinação de três temas: árabe, arte equestre e cante alentejano. Uma mistura que, no local, funciona e até surpreende com alguns detalhes como os painéis de fotografia da Alta Escola expostos nas salas de reuniões e as letras do cante inscritas nas paredes dos corredores de acesso aos quartos.
Quando inaugurou, a 25 de abril do ano passado, o Vila Galé Évora passou a ostentar o título de maior hotel da cidade: no total são 185 quartos, entre os quais, os 24 de tipologia familiar, todos com acesso direto à piscina e que convidam a estadias com crianças. “Em agosto tivemos 92% de ocupação, a maior parte eram famílias”, diz Belmiro Pinto, diretor do hotel. Mas atenção, hóspedes sem crianças também são bem-vindos e até se julga que irão apreciar outro tipo de quartos, como as seis suites com vista para a piscina, e serviços como o do Satsanga Spa Médico (o primeiro do grupo hoteleiro) equipado com piscina interior aquecida, ginásio, sauna, jacuzzi, duche vichy, e salas de tratamentos e massagens, onde podem relaxar (acesso gratuito para hóspedes, assim como o ginásio, que funciona 24 horas).
A agitação está toda no piso térreo, a zona mais animada do hotel. Sem qualquer barreira física cruzam-se as áreas da receção, do bar, onde é possível tomar uma bebida ou vinho a copo (produzido pelo grupo Vila Galé) mesmo não estando hospedado, e dos dois restaurantes. O Versátil, o principal, funciona em regime buffet; o Inevitável, instalado na mezzanine do lobby, tem serviço à carta e um menu com risotos, uma das especialidades. “Na cidade, há muitos restaurantes com boa gastronomia regional, só fazia sentido termos propostas diferentes no nosso menu”, afirma ainda Belmiro Pinto. A fluidez entre zonas é agradável à vista e se a isso se acrescentar a informalidade, o resultado é simpático e, quem sabe, propício a fazer novos amigos.
Vila Galé > Av. Túlio Espanca, Évora > T. 266 758 100 > a partir de €80