O lugar chama-se Quinta das Oliveiras, mas destas nem nos damos conta. É antes à volta da borracheira que tudo se passa. O edifício principal, originário dos anos 70 do século passado, está virado para ela. E o novo edifício – uma plataforma, quase suspensa sobre a zona da piscina, que foi acrescentada no projeto recente do arquiteto Campos Costa – como que a contorna, respeitando assim toda a sua predominância. E os quartos (77, no total), ou uma boa parte deles, também dão para a grande borracheira.
Inaugurado no verão de 2014 depois de uma remodelação total, o Ozadi tem o charme discreto dos hotéis de praia da década de 70. Como a arquitetura continuar a assentar nos castanhos das madeiras (algumas foram preservadas), não é difícil sentirmo-nos mais ou menos “em casa”. Voltando à borracheira, também é a olhar para ela que começa o domingo de que aqui daremos conta: às oito da manhã, exercícios de respiração que ajudam a reduzir encurtamentos e, com esforço e um pouco de boa-fé, a melhorar a postura. Uma meia hora, seguida de pequeno-almoço com hidratos de carbono (como convém). Às dez da manhã, já irá alto o sol deste outono bastante veraneante, começa a corrida. Integraremos – com Rui Pinto, campeão nacional de corta-mato, e Vanessa Fernandes, atleta medalhada (cof, cof) – a equipa do primeiro running training camp do hotel, organizado pela Run4Excellence, uma empresa de um professor de Educação Física da Universidade do Porto, Paulo Colaço. O treino far-se-á em boa companhia nas salinas de Tavira, a cinco minutos a pé do hotel, e inclui também uma parte teórica. Dirige-se a corredores experientes ou nem por isso. Querer é meio caminho andado – corrido, neste caso.

Ozadi Tavira
Ozadi Tavira Hotel
Quinta das Oliveiras, Tavira > T. 281 324 324 > €324 (alojamento duas noites, com pequeno-almoço e acesso a todas as atividades do Running Training Camp)