Se a sustentabilidade na moda está na ordem do dia, há uma pergunta que apetece fazer: pode a sustentabilidade ser alegre, bonita, glamorosa, até? A H&M acredita que sim, e disso faz prova na nova coleção de festa que chega nesta quinta, 9, às suas lojas físicas e online. Ao todo, são 45 peças, entre vestidos com volumes, estampados com bolinhas e pregas cor de rosa, capas dramáticas, um casaco luxuoso, acessórios cintilantes e por aí adiante.
A coleção (a quarta, lançada este ano, com o nome Innovation Circular Design Story) é feita de uma infinidade de materiais reciclados (e recicláveis) de última geração, em parceria com empresas de produção textil circular. O casaco de pelo sintético, por exemplo, tem uns punhos produzidos com Vegea, um material feito parcialmente a partir de cascas de uva, caules e sementes descartados durante a produção de vinho.
Há também fibras da Eastman Naia Renew, feitas de polpa de madeira ou de materiais difíceis de reciclar, como tapetes; poliéster proveniente de garrafas de plástico recolhidas e transformadas pela Reprieve Our Oceans; e contas em vidro reciclado que foram cosidas com uma linha dissolúvel da Resortecs. Até porque, diz a H&M, a ideia é que todas estas peças sejam, também elas, recicláveis. Afinal, o futuro da moda é circular. E bonito, também.
Veja a galeria de fotos