Despidos de adornos, com um design intemporal, para usar todos os dias, assim são os óculos de sol desenhados por Carolina Castro, com a marca Darkside, que acaba de lançar dois novos modelos. O Canes, de armação oval, linhas simples e fluidas, adaptado à maioria dos rostos, mesmo os de feições marcantes e nariz proeminente; e o Icarus, inspirado no espírito livre dos anos 70, retangulares e mais masculinos. “Sempre que desenho, procuro que a marca não se sobreponha, para que os óculos sejam uma extensão da própria pessoa”, sublinha Carolina, que criou a Darkside em 2015, no Porto.
Se, no primeiro modelo, há cinco cores disponíveis (preto, rosa, verde, cinza e azul), com lentes em tons muito suaves, no segundo, surgem apenas duas opções: tartaruga e preto. Tal como acontecia com modelos anteriores, também estes podem ser adaptados a lentes graduadas.
Ao design intemporal, a Darkside alia os bons materiais, como o acetato italiano, ao saber-fazer dos artesãos da Sociel. Cada par de óculos de sol demora cerca de três semanas a ser feito e passa por várias mãos, para ser moldado, equilibrado e polido à mão. Com uma produção pequena, que raramente ultrapassa as 500 unidades, a marca apresenta novos modelos uma vez por ano, no final de janeiro.
Mais do que ver os óculos que desenha em figuras públicas, a designer deseja que estes passem de geração em geração, como uma herança de pais para filhos. “Quero contrariar a massificação, do usar e deitar fora, criando peças que ultrapassem as tendências e as estações”, frisa. A marca aponta, por isso, para um nicho de mercado que valoriza uma nova forma de estar: “Comprar menos, comprar melhor.”
Atualmente, existem 14 modelos (a partir de €189), tornando a oferta variada e passível de agradar a qualquer pessoa. “São feitos a pensar em alguém”, diz Carolina. E cada modelo tem sempre uma história para contar.
Darkside > À venda no site darksideeyewear.com e nas lojas Scard-id Store, no Porto, e The Feeting Room, no Porto e em Lisboa