Nas montras dos vários edifícios por onde a Marques Soares foi crescendo ao longo de 58 anos, veem-se as tendências da estação, num original cenário em movimento. Paulo Antunes, neto do fundador e atual presidente do conselho de administração da Marques Soares, acredita no “enorme potencial” da zona dos Clérigos que, nos últimos anos, ganhou outra vida à boleia de maior movimento nas ruas e dos turistas.
É neste contexto que surge a renovação da loja das Carmelitas, inspirada “na classe dos anos 30”, com chão de madeira e tetos de gesso trabalhados, além de um novo site de venda online. Como recorda o administrador, a página atual tem mais de 20 anos e é “muito virada para os clientes”. A atualização vai permitir que mais pessoas acedam, à distância, às cerca de 500 marcas disponíveis na loja, nas áreas de vestuário e calçado, perfumaria, ótica e tecnologia. Sem que a Marques Soares deixe de ser, no entanto, um negócio familiar, com atendimento personalizado, que faz parte da cidade, como faz questão de frisar Paulo Antunes.
A venda à distância existe desde os tempos da fundação da empresa, em 1960, pelas mãos de António Marques Pinho e Manuel Soares Antunes. Era um tempo de modistas e alfaiates, e os dois amigos arriscaram abrir um armazém de tecidos, com 150 metros quadrados e dez funcionários a atender, fazendo chegar as amostras em cartazes – algo que ninguém fazia – a todo o País. Vinte anos depois, em 1980, optaram pela venda por catálogo, que se mantém até hoje, com cerca de 260 páginas em edições semestrais.
Ao “figurino ilustrado” juntaram depois o cartão de fidelização, uma versão informatizada e disciplinada do “livro”, permitindo ao cliente “ter uma conta corrente e pagar sem juros”, conta Paulo Antunes. Um modelo que se replica noutras cidades, como Aveiro, Beja, Braga, Évora e Vila Real, onde a Marques Soares também tem loja. Quase seis décadas depois, e com 300 funcionários, os armazéns mantêm o seu ADN: o comércio tradicional, com porta aberta para a rua e a tratar os clientes pelo nome.
A Marques Soares está a recolher testemunhos de clientes para partilhar no site historias.marquessoares.pt.
Marques Soares > R. das Carmelitas, 80-104, 130, 136 / R. Cândido dos Reis, 30-65, Porto > T. 22 204 2200 > seg-sáb 10h-19h