Está a olhar fixamente para a fotografia que ilustra este texto? Não admira. Ninguém espera ir a um restaurante e encontrar uma cascata digital a pingar no centro do bar, e muito menos ver emergir, de dentro dessa queda-d’água, um músico a tocar saxofone, sob 200 bolas cinéticas, que oscilam ao ritmo do que se toca e mudam também de cor. E ainda nem são duas da tarde (todos os dias, ao almoço e ao jantar, há uma banda ao vivo)!
É pena que nesta página só caiba uma fotografia. Caso contrário, poderíamos mostrar mais algumas das excentricidades que caraterizam a Estação Menina Bonita – da casa de banho aos robôs.
Sim, neste megarrestaurante – cabem 300 pessoas sentadas –, situado num armazém com 1 200 metros quadrados, na zona oriental de Lisboa, os clientes são recebidos por uma máquina que se movimenta, fala e quase parece ter sentimentos. Uma vez sentados, há outros robôs que ajudam os empregados de mesa a transportar os pedidos.
Aqui também existem janelas falsamente abertas, de par em par, para uma mão-cheia de imagens em movimento de paisagens bonitas, para obviar o facto de estarmos num edifício fechado.
“Todos os vidros são inteligentes”, garante-nos Manoel Júnior, o proprietário, de comando na mão, enquanto aclara e escurece as janelas, que separaram a zona VIP da restante área ou a cozinha da sala de jantar. Além destas distrações tecnológicas (se estiver com atenção, vai descobrir mais umas tantas), a estação promete ser uma homenagem a Ana Penha, a atual mulher de Manoel. A história deles começou aos 13 anos, mas foi interrompida durante um quarto de século. “Tudo foi feito a pensar no nosso amor”, assegura o dono, sob o olhar conivente da mulher, ambos do Brasil.
No meio de tanto entretenimento, quase nos esquecemos de que viemos aqui almoçar, de que há “comidas do mundo” para experimentar, saídas da mão do chefe Lyon. A influência brasileira é notória, nomeadamente no camarão com puré de batata-doce, mas a ementa, enorme, vai muito além disso. Ao fim de semana, por exemplo, há brunch até às três da tarde.
Estação Maria Bonita > Av. Infante Dom Henrique, 306, Armazém 5 > reservas@estacaomb.pt > seg-qui 12h-16h, 19h30-24h, sex-sáb 12h-16h, 19h30-3h, dom 9h-15h, 19h30-23h