Há 12 anos, abria no Chiado, perto da Praça Luís de Camões, o Sea Me – Peixaria Moderna, restaurante que encheu as medidas dos lisboetas e de todos os que visitam a capital. Logo à entrada, um balcão chama por nós; ao fundo da sala, à vista, a banca do peixe e do marisco. O ambiente sempre cosmopolita e o nigiri de sardinha – como este nigiri de sardinha se tornou sinónimo de prazer à mesa – fazem o resto.
É preciso recuar no tempo para voltar ao presente e entrar no mais recente membro do grupo Sea Me. Este Next Door (porta ao lado) fica na mesma rua, a poucos passos de distância, e o objetivo é ter mais 40 lugares – uma dezena ao balcão e os restantes em mesas altas. Desde que abriu em novembro, com um ambiente descontraído, serve em horário contínuo. Apesar de não ter montra de peixe, partilha a oferta dos frescos diários de marisco, porque ali também apetece picar camarão ao alho, berbigão, gunkan de robalo e amêijoa, além do clássico nigiri de sardinha, que continua a fazer fechar os olhos quando se come.
À frente da cozinha está o chefe Elísio Bernardes, natural do Porto, que também é responsável pela alimentação da equipa de futebol do Sporting. Das três ostras servidas, prefere as da ria de Aveiro, mas sabe que as do Sado, em Setúbal, e as da ria Formosa, no Algarve, também são bons cartões de visita, de preferência acompanhadas de champanhe, sem flute.
São muitas as redes de pescas a decorar a sala, trazidas do porto de Olhão e que forram o teto, assim como os covos utilizados na apanha do polvo, vindos da Fuzeta, transformados em candeeiros. Reparamos nestes pormenores enquanto provamos algumas das novidades da carta: peixinhos que não são da horta, feitos com o tradicional polme, mas, no interior, com lingueirão a substituir o feijão-verde. Para comer à mão e de uma vez só.
Os chips de carabineiro acompanham um Brás de carabineiro com ovo escalfado, mas existe em dose, tipo snack. Os ravioli de rodovalho são tão gulosos de se comer como o Bollycao de choco, o míni hot dog de polvo e a bola de Berlim de carabineiro. E porque o frio assim o pede, estão a ser afinados tachinhos de arrozes e uma sopa de peixe.
Sea Me – Next Door > R. do Loreto, 57-59, Lisboa > seg-dom 12h30-24h