Ingredientes (4 doses)
1 beringela (fina e longa, 300g)
2 tomates-chucha maduros
3 dentes de alho
100 g de queijo vegan (de amêndoa ou outro)
1 chávena de molho de tomate
2 colheres sopa de parmesão de amêndoa ou amêndoa ralada para polvilhar
Orégãos e pimenta q.b.
Sal q.b.
Azeite q.b.
Preparação
Com uma faca afiada, fatie a beringela até ¼ da profundidade, deixando a base inteira para obter o efeito de leque. Corte o tomate em rodelas finas e pique o alho; corte o queijo em fatias pequenas ou meias-luas.
Disponha a beringela num prato de forno, pincele-a com azeite e salpique-a com sal, orégãos e pimenta. Distribua as rodelas de tomate, o alho picado e as fatias de queijo, alternadamente, nas cavidades da beringela. Cubra com o molho de tomate.
Leve ao forno preaquecido a 220 ºC por cerca de 40 minutos; se necessário, cubra com papel vegetal. Nos minutos finais, adiicone o parmesão de amêndoa. Sirva com uma salada verde generosa.
O novo livro “Cozinha Vegetariana para Ganhar Tempo” (Arte Plural, 208 págs., €18,80), de Gabriela Oliveira, reúne mais de 100 receitas saudáveis, rápidas e saborosas. Partindo de alguns ingredientes básicos da cozinha vegan (hortícolas, tofu, seitan e tempeh), a autora apresenta três pratos diferentes a partir de um ingrediente central ou de uma confeção-base.