“Três dos meus alimentos favoritos numa combinação indecentemente harmoniosa e servida sobre uma rica fatia de pão torrado. Para mim tem de ser com pão tigre, mas não hesites em trocá-lo pelo teu pão favorito. Esta bruschetta é o petisco perfeito, mas também pode servir de almoço ligeiro ou de pequeno-almoço nutritivo.” Matt Pritchard
Ingredientes
um punhado de pinhões
3 tomates maduros cortados em cubos médios (ou um punhado generoso de tomatinhos que caibam na boca)
azeite, para regar
sal marinho e pimenta
óleo de coco
6 cogumelos marrons, cortados às fatias
2 fatias de pão tigre
1 dente de alho, cortado ao meio
polpa de 1 abacate grande (ou de 2 abacates pequenos), esmagada com sumo de limão a teu gosto
um punhado de folhas de manjericão, picadas, para guarnecer
Preparação
Toste os pinhões numa frigideira seca em lume brando durante 2 minutos, até começarem a ficar ligeiramente acastanhados. Reserve.
Coloque o tomate numa taça, regue com um fio de azeite, tempere com sal e pimenta e envolva tudo delicadamente. Reserve.
Derreta um pouco de óleo de coco numa frigideira. Salteie os cogumelos em lume médio, mexendo com frequência, durante cerca de 5 minutos, até ficarem bem cozinhados e com um aspeto apetitoso. Tempere com sal e pimenta.
Entretanto, aproveite para torrar as fatias de pão tigre. Assim que saltarem da torradeira, esfregue-as com o dente de alho cortado ao meio, para dar sabor ao pão.
Regue a torrada com um fio de azeite (também pode usar um creme de barrar vegan, se preferir) e coloque as torradas em pratos para servir.
Barre a polpa de abacate, esmagada, nas fatias de pão e cubra-a com os cogumelos salteados e os cubinhos de tomate. Polvilhe com os pinhões tostados e o manjericão picado e saboreie de imediato.

No livro “Dirty Vegan” (Arte Plural Edições, 208 págs., €18,80), Matt Pritchard, cocriador do programa Dirty Sanchez, da MTV, reuniu 100 receitas vegan deliciosas para qualquer pessoa experimentar e explorar outras formas de preparar uma refeição saudável e saborosa.