O Festival Nacional de Gastronomia volta a animar a Casa do Campino, a partir desta quinta, 18, e até dia 28 deste mês. Este ano, celebra-se a 40.ª edição, com um programa especial que junta gastronomia, música, apresentações de livros, conversas com produtores de vinho, showcookings e as tradicionais bancas de artesanato. Eis 6 bons motivos para ir a Santarém.
1. Tasquinhas do país
Ao longo de 11 dias, “Portugal vai estar à mesa” de 12 tasquinhas, com pratos e petiscos que representam as diferentes regiões de norte a sul do País, não esquecendo as ilhas. De Boticas, em Trás-os-Montes, apresenta-se o restaurante Tentações da Montanha com a carne barrosã; e, de Bragança, chegam as iguarias do Académico. Do Minho, os irmãos Torres “trazem” os seus quatro restaurantes: Augusta, em Braga; O Pórtico, no Bom Jesus; Torres, em Famalicão, e Torres, em Vila Verde. Os grelhados, a caldeirada e as alheiras de vitela maronesa DOP são algumas das especialidades do restaurante O Costa, de Vila Real. Perto das margens do Paiva, na freguesia de Alvarenga, a Casa dos Bifes Caetano – Restaurante Típico servirá o conhecido bife de Alvarenga, a vitela arouquesa, com o tempero à moda antiga, em forno aquecido a lenha. Do Porto, junta-se o éLebê e Coimbra estará representada pelo restaurante Temudus. Passando ao Alentejo, haverá açorda alentejana, ensopado de borrego e sopa de cação do Lampião, em Évora, e as sugestões na grelha do Algarvio, em Ferreira do Alentejo. Da Madeira, mais concretamente de Santa Cruz, marca presença o restaurante Do Dia P’rá Noite, conhecido pelo polvo, espetada em pau de louro e poncha à pescador, entre outras sugestões. Os Açores estarão representados pela Taberna Açor, em Ponta Delgada.
2. O chefe vem cozinhar
No ano em que se celebra a 40.ª edição, o festival organiza a iniciativa Jantar com o Chef, com cinco chefes de cozinha convidados. Nesta quinta, 18, o primeiro jantar será preparado por Rodrigo Castelo, um defensor da cozinha ribatejana, à frente do restaurante Ó Balcão, em Santarém. No dia seguinte, a 19, a cozinha estará entregue à dupla Vasco Coelho Santos (Eskaluna Studio, no Porto) e Inga Martin, chefe, consultora de diversos restaurantes e food stylist, que ali vão preparar uma ementa conjunta. No sábado, 20, é a vez de Ljubomir Stanisic (100 Maneiras, em Lisboa) rumar a Santarém para confecionar a refeição. Na semana seguinte, no dia 26, caberá à chefe algarvia Noélia Jerónimo (Noélia & Jerónimo, em Cabanas de Tavira) e Miguel Gameiro surpreenderem os comensais. O ciclo Jantar com o Chef termina no dia 27 com Chakall, dos restaurantes El Bulo Social Club e Refeitório Senhor Abel, em Lisboa. Os jantares custam 65 euros.
3. Música
Os 40 anos do Festival Nacional de Gastronomia vão também ser assinalados com diversos concertos: The Black Mamba (dia 18), Mini Concerto Carlos Paião, pelo Conservatório de Música de Santarém (dia 19), João Pedro Pais (dia 20), Bárbara Tinoco (dia 21), Rancho Folclórico da Casa do Povo de Alpiarça (dia 22), Ricardo Gama & João Correia (dia 26) e Jéssica Pina (dia 27). Os concertos têm início às 22 horas, no palco da tenda exterior.
4. Concursos Nacionais
O festival gastronómico, um dos mais antigos de Portugal, conta ainda com vários concursos nacionais de pratos tradicionais, nas seguintes categorias: Entradas (dia 18), Sopas (dia 18), Leitões (dia 18), Pratos Cozinhados (dia 22) e Sobremesas (dia 22), Marisco (dia 24), Frango Assado (dia 24), Pastéis e Empadas (dia 24).
5. Encontros à volta do vinho
Os vinhos têm também um lugar especial neste festival. Das várias apresentações realizadas no Espaço Garrafeira, destacam-se, neste sábado, 20, pelas 14h, a presença da Herdade do Rocim – Conheça o Produtor e, pelas 16h, de Ljubomir Stanisic que irá falar sobre os seus vinhos. No dia seguinte, às 12h30, a Herdade do Rocim apresenta os vinhos de talha, o que os torna diferentes e o seu legado, seguindo-se o produtor Cabeça de Toiro, que ali explicará o que distingue a zona de produção do Bairro na região do Tejo.
6. Livraria
Outra novidade desta edição do festival é a Livraria, onde serão feitos lançamentos de livros sobre gastronomia e promovidas sessões de autógrafos. Neste sábado, dia 20, às 18h é apresentado Sabores do Toiro Bravo, de Amílcar Malhó. Mais tarde, pelas 19h30, Armando Fernandes, gastrónomo e historiador, e João Correia, chefe de cozinha do Restaurante Dois Petiscos, apresentam o livro Festival Nacional de Gastronomia (FNG) – 40 Anos: Aperitivos para uma história do Festival, seguidos de Rota dos Sabores e Saberes. Já no dia 25, José Arruda falará sobre o livro Territórios Vinhateiros, Olivícolas e Corticeiros de Portugal. É também nesta área que se pode visitar a exposição sobre a história dos 40 anos do festival.
Festival Nacional de Gastronomia > Casa do Campino > Campo Infante da Câmara, Santarém > 18-28 nov, seg-dom 12h-24h, dia 28 (dom) 12h-22h > tenda e recinto exterior: qui, dom-qua 12h-24h, sex-sáb 12h-2h > seg-sex até 18h entrada grátis, a partir das 18h €2,50, sáb-dom €2,50 > festivalnacionaldegastronomia.pt