E se pudéssemos saborear o picadinho de carapau do chefe André Magalhães (Taberna das Flores, Lisboa), a bifana de Miguel Peres (Pigmeu, Lisboa) e a sanduíche de aba estufada em brioche, preparada por Hugo Candeias (The Art Gate/Ofício, Lisboa), sem sair do mesmo restaurante?
No fim de semana de 21 e 22 de agosto, estes e muitos outros pratos vão estar à prova na terceira edição do Arrebita, que decorre no centro histórico de Portimão, depois de uma passagem por Idanha-a-Nova, numa parceria entre a Amuse Bouche, de Ana Músico e Paulo Barata, e a Câmara Municipal de Portimão.
Para Ana Músico, “é um enorme prazer regressar a Portimão, a primeira cidade que teve a coragem de avançar com uma iniciativa deste género em circunstâncias tão desafiantes! No ano passado, foi em Portimão que organizámos o primeiro festival de gastronomia do País em contexto de pandemia e não podíamos estar mais felizes por estar de volta.” Paulo Barata acrescenta: “Este vai ser o festival mais marítimo de todos os Arrebita que organizámos até agora, ou não tivesse como tema principal o sul e o mar. Também não nos esquecemos da serra algarvia, de onde vêm produtos incríveis. Mais uma vez, reunimos um conjunto de chefes com muito talento. É um desafio enorme juntar esta gente toda e mostrar o valor da nossa gastronomia.”
Durante dois dias, na Praça da República (conhecida em Portimão como Alameda), mais de 30 chefes (seis dos quais de cozinhas premiadas com Estrela Michelin), inspirados nos produtos da costa e da serra algarvias, vão preparar várias iguarias com preço fixo de 6 euros. Haverá sempre um prato de sardinha, numa homenagem a um dos mais icónicos e antigos festivais do Algarve, o Festival da Sardinha de Portimão. Também em destaque vão estar outras espécies da nossa costa, como é o caso da cavala e do carapau.
Fique a saber quem vai estar e o que pode provar no festival Arrebita, distinguido com Grande Prémio de Gastronomia 2020 pela Academia Portuguesa de Gastronomia.
Sáb, 21
João Viegas (Checkin, Faro) – Sarda curada, brioche fumado em cinzas, plâncton, raízes picantes e soufflé de batata
Pedro Sousa (Sr. Lisboa, Lisboa) – Tosta com ostra e percebes, “a tosta que a tua mãe nunca te fez”
Hugo Candeias (The Art Gate/Ofício, Lisboa) – Sanduíche de aba estufada em brioche
Tomás Rocha e Rita Gama (Bicho Mau, Lisboa) – Santoquetes (croquetes frios de santola, maionese de algas e folhas verdes)
Miguel Peres (Pigmeu, Lisboa) – A porcalhona (bifana)
Marco Morais (F, Portimão) – Ceviche de corvina
Carlos Fernandes (Pasteleiro) – Isto não é uma tarte de amêndoas e figo
Leandro Araújo (Cafezique, Loulé) + Rui Sequeira (Alameda, Faro) – Pão de cerveja, rillette de porco e maionese de gamba da Costa
André Magalhães (Taberna das Flores, Lisboa) – Picadinho de carapau
Miguel Diniz + Cristiano Barata (Vifanas) – Tosta de sardinha, pimento e toucinho
Hugo Brito (Boi Cavalo, Lisboa) + Artur Gomes – Almôndegas de caldeirada com molho Xó (muxama, presunto, katsuobushi, Moscatel)
Maurício Vale (SOI, Lisboa) – Bao bun burger coreano (bao, hambúrguer, kimchi, couve kale crocante e maionese de gochujang)
Dom, 22
João Oliveira (Vista, 1*Michelin, Portimão) – Taco vegetal de tomate coração de boi das castelhanas e sardinha assada Américo dos Santos + Miguel Gomes (Belcanto, 2*Michelin, Lisboa) – Alcagoitas
Louis Anjos + Ricardo Luz (Al Sud, Lagos) – Sanduíche em focaccia de choco, choco frito e maionese de lima
Marlene Vieira (Zunzum Gastrobar, Lisboa) + João Sá (Sála, Lisboa) – Filhós de forma com bivalves, coentros e alho / Bao de porco alentejano com amêijoas
Rui Silvestre (Vistas, 1* Michelin, V.N. Cacela) – Caril de crustáceos, arroz tufado e limão caviar
João Marreiros (Loki, Portimão) – Melancia, algas da Arrifana, folha de figueira, citrinos e miso doce de milho
Lucas Azevedo (Praia no Parque, Lisboa) – Asas de frango fritas com molho avinagrado e aromático japonês
José Lopes (Bon Bon, 1*Michelin, Carvoeiro) – Pernil de porco grelhado, berbigões da Ria Formosa à Bulhão Pato, pickles de malagueta e cebolinho
Pedro Almeida (Midori, 1* Michelin, Sintra) – Katsu Sando de atum com mostarda, yuzu e alho francês
Filipe Rebocho + João Narigueta (Híbrido, Évora) – Brioche de cabeça de xara, pickles, pepino e manjerona
João Alves (LOCO, 1* Michelin, Lisboa) – Chicharro curado em miso de grão caseiro, cenoura algarvia e molho ceviche
Luís Barradas – Cavala fumada com escabeche de legumes do Hortelão
Arrebita 2021 > Pç. da República, Portimão > 21-22 ago, sáb-dom 18h-22h30 > pratos €6